Brócolis ao Alho e Óleo

Written domingo, 28 de junho de 2015 | 21:35

Este post tem a intenção de oferecer informações sobre o delicioso e nutritivo brócolis. Um alimento rico em vitaminas A e C e folato. Contém cálcio, ferro, proteínas e fibras. Rico em bioflavonoides e substancias que ajudam a combater o câncer. Além de todos estes poderes nutritivos, tem poucas calorias. Uma xícara de brócolis cozido tem apenas 40 calorias.

Pode ser consumido cru, embora a maioria das pessoas prefiram consumir cozido. Se consumido cru, mantém intactas todas as propriedades nutritivas, porém é possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando no vapor ou refogando rapidamente, tendo o cuidado de deixar crocante e tenro. Cozinhar em uma grande quantidade de água destrói boa parte das sustâncias que combatem o câncer, assim como a vitamina C e outros nutrientes. A melhor forma de consumir cozido é no vapor, tendo sempre o cuidado de não cozinhar muito, deixar sempre al dente, desta maneira fica mais saboroso e nutritivo. Esta é uma das minhas receitas favoritas de brócolis, uma sugestão muito simples de acompanhamento.

Também fica delicioso saltear ou refogar rapidamente com ervas e temperos acompanhado de outros legumes ou verduras. Vai muito bem com batatas, arroz ou macarrão. Eu servi este brócolis como acompanhamento de arroz com cogumelos e salada. Para equilibrar as cores a salada foi bem colorida. Eu usei alho esmagado bem pequeno para fazer este brócolis, por preferencia da família. Mas se você quiser pode fatiar o alho e dourar as fatias inteiras. Fica ótimo de qualquer maneira. Esta é a maneira mais simples de preparar brócolis, rapidamente você tem um acompanhamento delicioso. O alho combina super bem com o brócolis, bastando apenas um toque de sal e pimenta do reino para ficar perfeito. Veja como eu fiz. 




INGREDIENTES

  • 1 maço de brócolis pequeno
  • 2 colheres de sopa de óleo 
  • 2 dentes de alho esmagados 
  • sal e pimenta do reino à gosto



MODO DE PREPARO


Lave bem o brócolis, separe as flores, corte do tamanho que preferir e reserve. Eu gosto de dar uma secadinha com papel toalha antes de preparar. Em uma frigideira coloque o óleo para aquecer e frite o alho deixando dourar tomando o cuidado para não queimar. Adicione em seguida o brócolis, tempere com sal e pimenta a seu gosto. Diminua o fogo e deixe por uns 3 minutinhos apenas para cozinhar rapidamente.O ideal é que o brócoli fique al dente, é mais gostoso. Sirva como acompanhamento para outro prato principal. Caso quiser fazer deste, um prato principal, você pode enriquecer com legumes e verduras, ervas e temperos de sua preferencia, pode acrescentar amêndoas ou o que mais imaginar. Sirva com arroz, macarrão ou batata. Fica uma delícia, bom apetite!


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas