Compartilhando este delicioso bolo de banana vegano do Blog Barbarelismus. Uma receita maravilhosa, feita com aveia sem glúten e sem açúcar. Originalmente esta receita foi feita com aveia sem glúten, mas é muito importante salientar que a aveia geralmente tem glúten e portanto deve ser evitada por pessoas portadoras de doença celíaca. Aqui nos Eua e Europa é possível encontrar a aveia sem glúten, não tenho certeza se tem esta opção no Brasil. Mais uma vez obrigada a minha querida amiga Bárbara por esta parceria que tanto enriquece o Blog Veganana. Confira a descrição da receita.
"Trazendo pra vocês rapidinho um bolo delicioso. A receita não tem nenhum adoçante, já é doce por si só. Alguém ainda não sabe fazer o caramelo de tâmaras?
- pitada de canela
- óleo de coco para untar (ou óleo vegetal)
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1 banana, amassada
- 1 xícara de leite vegano (usei de coco)
- 1 colher de sopa de chia
- ½ c.c. de extrato de baunilha
- ¼ xícara de passas (ou tâmaras picadinhas)
- pitada de sal
Cobertura opcional: manteiga de amendoim natural ou cobertura de sua escolha, eu usei caramelo caseiro de tâmaras.
PREPARO
1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma pequena com óleo de coco.
2. Combine todos os ingredientes em uma tigela. Despeje a mistura na fôrma.
3. Asse por 25 minutos ou até que as bordas estejam levemente escurecidas.
4. Se for servir imediatamente, adicione a cobertura. Conserve na geladeira e esquente para servir, adicionando a cobertura enquanto o bolo estiver morno.
PARA O CARAMELO DE TÂMARAS
O caramelo de tâmaras é bem simples de fazer. Basta hidratar a quantidade de tâmaras desejada de acordo com a receita que se quer fazer. Use as tâmaras sem caroço, coloque em um recipiente de vidro e cubra com água. Deixe hidratar por pelo menos 1 hora. Depois bata no liquidificador até virar um caramelo. Caso preferir pode usar o processador também. Conserve na geladeira em recipiente de vidro tampado e utilize nas receitas como adoçante natural.
Visite o Blog Barbarelismus clicando AQUI . Para ver a receita original em inglês visite o site The Colorful Kitchen .
ESTA RECEITA E FOTOS PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. CASO VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário