Refogado de Talos de Beterraba com Quinoa

Written segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 | 18:27


Talos e folhas de beterraba são ricos em nutrientes podendo ser utilizados para preparar sucos, bolinhos, bolos, pães, panquecas, sopas, farofas, refogados deliciosos e muito mais. Especialmente se forem orgânicos, podem ser aproveitados para inúmeras receitas. A beterraba é um legume de baixo teor calórico e alto valor nutricional. Rica em ferro, sódio, potássio e magnésio, a beterraba também é uma excelente fonte de minerais e fibras.


Se você vai a feira-livre e consegue comprar beterrabas orgânicas, procure comprar com folhas e aproveite para fazer um refogadinho delicioso como este que eu fiz. Este tipo de refogado fica maravilhoso para servir com arroz, macarrão ou batatas, e ainda pode ser utilizado com recheio. A cor fica linda, e o sabor maravilhoso. Eu fiz com quinoa, o que enriqueceu mais ainda os nutrientes e o sabor. A combinação foi perfeita.

   Serve duas pessoas

INGREDIENTES


  • 2 xicaras de talos de beterraba picados
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xicara de alho poro picado
  • 1/4 xicara de cebolinha verde picada
  • 1/4 xicara de salsinha fresca picada
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 xicara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
  • 2 xicaras de chá de agua para cozinhar a quinoa


     Comece a receita preparando a quinoa conforme instruções abaixo.


    PREPARO DA QUINOA


    Comece lavando a quinoa e escorrendo a agua pelo menos duas vezes. Encha um prato fundo com agua fervente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas que deixam um sabor amargo na quinoa depois de cozida.
    ( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

    Escorra a agua quente e enxague bem os grãos em agua corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.

    Em uma panela, coloque as duas xicaras de agua para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando até que comece a levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos.

    Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos.

    Escorra a quinoa e lave em água corrente para interromper o cozimento. Coloque numa travessa funda, solte os grãos com um garfo. Reserve enquanto prepara o refogado de beterraba.



    PARA O REFOGADO DE TALOS DE BETERRABA


    Lave bem os talos de beterraba e seque com papel toalha. Corte em pedaços pequenos, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta, coloque um fiozinho de óleo e o suco de limão e  reserve.



    Pique a cebola, o alho poro, salsa e cebolinha. Deixe tudo preparado para quando começar a fazer o refogado. Em uma frigideira aqueça o óleo e frite o alho poro e a cebola picada. Tempere com sal a seu gosto. Deixe apurar o refogado ate que a cebola fique transparente, começando a dourar. Adicione a cebolinha picada e deixe por mais um minuto refogando.



    Coloque os talos de beterraba picados, misture delicadamente e deixe por mais 3 minutos. Ajuste o tempero. Se for necessário adicione mais sal e pimenta do reino de preferencia moída na hora.



    Não deixe os talos de beterraba cozinharem muito. Eu pelo menos prefiro os legumes al dente. Por ultimo acrescente a quinoa que foi previamente cozida misturando delicadamente. Desligue o fogo e deixe descansar um pouco antes de servir. Sirva quente acompanhado de salada ou como preferir. Eu servi este refogado com purê de batatas e salada. Ficou uma delicia, além de ser super nutritivo e fácil de fazer. Espero que gostem e experimentem esta deliciosa sugestão. Coloque a salsinha fresca picada na hora de servir.




    ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
    SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

    0 comentários :

    Postar um comentário

    ultimas