Focaccia Semi Integral de Azeitonas

Written quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 | 20:23


Esta receita é muito pratica e versátil.  Você pode fazer lindas e deliciosas focaccias  com sabores diferentes usando legumes, verduras, temperos e ervas frescas de sua preferencia. Eu usei meio a meio farinha integral e branca orgânicas. Você pode fazer como preferir respeitando as quantidades de ingredientes indicadas na receita.



A massa desta focaccia é de fermentação lenta. Eu adoro este tipo de massa, é muito fácil de preparar e não tem erro, sempre dá certo. Fica fofinha, macia, deliciosa e muito mais saudável do que a massa normal. A mesma massa pode ser utilizada para fazer pães. A receita básica é a mesma, e você pode variar os tipos de farinha utilizados, a proporção entre as farinhas integral e branca, e fazer lindos e deliciosos pães com muita facilidade, ou então focaccias como esta cobrindo com molhos, temperos e legumes que você mais gosta.



Descobri a maravilha de fazer massa  com fermentação lenta, e estou testando receitas diferentes, e adorando os resultados. Desde a primeira vez que eu fiz, fiquei impressionada com a facilidade de preparo e a delicia do resultado. Li muito a respeito e descobri as vantagens deste processo de fermentação. Você vai encontrar mais informações sobre isto na descrição desta receita.




Programe a sua focaccia com antecedência caso quiser fazer com a massa de fermentação lenta. Você deve deixar fermentando por pelo menos 8 horas antes de usar. Este tempo é suficiente para obter um ótimo resultado, mas você pode deixar mais tempo, sem problema. O ideal é fermentar de 8 a 12 horas. Quanto mais tempo fermentar, mais leve fica a massa.




IMPORTANTE!
A massa de fermentação lenta NÃO deve ser colocada na maquina de pão nunca, e nem feita na batedeira! É uma massa que tem que ser manuseada com cuidado e delicadeza para manter as lindas bolhas que se formam durante a  fermentação e que vão fazer com que o resultado final  seja uma massa macia, leve,  gostosa e cheia de furinhos.


PARA A MASSA DA FOCACCIA

Prepare esta massa com antecedência. Você pode deixar a massa fermentando durante o dia e assar a noite. Ou então deixar fermentando durante a noite e assar pela manhã ou para o almoço.



INGREDIENTES PARA A MASSA


  • 2 xicaras de farinha de trigo
  • 2 xicaras de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de chá  de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão (granulado)
  • 2 xicaras de agua em temperatura ambiente


PREPARO

Em uma vasilha de vidro ou louça, coloque as farinhas e o sal. Com o auxilio de uma espátula ou colher grande misture bem. Acrescente o fermento granulado e misture. Em seguida despeje a agua aos poucos e mexa até conseguir uma mistura homogênea como mostra a foto abaixo.






Não bata, apenas misture até que você perceba que toda a farinha foi hidratada com a agua.  A massa fica pesada, não se preocupe, isto é normal. Este processo inicial é bem rápido, apesar de exigir um pouco mais de esforço para misturar bem até  hidratar bem os ingredientes secos. Em poucos minutos você consegue fazer isto.

Depois disto cubra o recipiente com um filme plástico e coloque em um lugar qualquer da sua cozinha, no balcão, em cima da mesa, ou onde ficar mais conveniente e protegido. Geralmente eu preparo a massa inicial pela manhã antes de ir para o trabalho e deixo fermentando durante o dia. Mas você pode preparar a massa a noite, deixar fermentando enquanto dorme, e assar no outro dia. O ideal é que a massa fermente por pelo menos 8 horas. Quando volto no final da tarde a massa esta crescida, linda, cheia de furinhos e pronta para usar.





Prepare uma assadeira retangular grande. Unte generosamente com óleo vegetal de sua preferencia. Caso você quiser usar azeite de oliva, não use o extra virgem que não é recomendado para ser usado em altas temperaturas. Remova a massa com o auxilio de uma espátula e espalhe na assadeira de maneira uniforme. Cubra e coloque em um lugar protegido enquanto prepara a cobertura. Eu deixei em cima do fogão. 





 INGREDIENTES PARA A COBERTURA

  • 2 cebolas de tamanho médio picadas
  • 3 tomates grandes picados
  • 1 xicara de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • 1 colher de chá de pimenta caiena (opcional)
  • 1 xicara de azeitonas verdes picadas
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimento a gosto


PREPARO

Corte a cebola em pedacinhos pequenos e reserve.




Corte os tomates em cubinhos. Se você estiver utilizando tomates orgânicos pode manter a pele, caso contrario remova, e pode manter as sementes se desejar.




Aqueça o óleo em uma frigideira grande funda e comece a preparar o molho. Coloque a cebola para fritar no óleo quente, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino se for utilizar. Quando começar a dourar, abaixe o fogo.




Mexa de vez em quando tendo o cuidado de não deixar queimar a cebola.





Deixe ficar bem douradinha como mostra a foto abaixo.




Acrescente então os tomates picados.




Misture com a colher de pau e deixe cozinhar em fogo médio. Não acrescente agua. O tomate vai soltar agua suficiente para formar o molho junto com a cebola.



Coloque o orégano seco. Você pode usar os temperos que preferir. Pode usar ervas frescas como manjericão, salvia, salsinha ou o que quiser. Ervas secas também ficam deliciosas para este molho. Você pode usar páprica em pó ou flocos. Use o que tiver em casa, tempere o molho a seu gosto.



Deixe o molho cozinhar ate ficar no ponto da foto abaixo. Um molho mais sequinho com pouco liquido.




Enquanto o molho apura, corte as cebolinhas verdes.



Misture as cebolinhas ao molho e deixe por apenas um minuto.


Desligue o fogo




Pique as azeitonas. Você pode utilizar qualquer tipo de azeitonas que preferir. Eu prefiro as azeitonas verdes para este tipo de focaccia. 




Acrescente as azeitonas picadas ao molho já pronto.








Misture delicadamente e reserve.



Espalhe a cobertura sobre a massa de maneira uniforme. Com o auxilio de um garfo empurre o molho delicadamente para dentro da massa em alguns pontos da superfície da focaccia.


Se você gosta de pimenta do reino, coloque um pouco em cima da massa antes de assar. Se for possível use pimenta moída na hora. Também pode salpicar um pouco de orégano seco se você gostar. Se for utilizar a pimenta caiena, espalhe por cima do molho antes de assar. Leve para assar em forno pré aquecido a 180C por 30 a 35 minutos.



Verifique se a massa esta bem assada. Dependendo do forno, pode ser necessário deixar uns minutinhos a mais.



Deixe esfriar alguns minutos antes de cortar para que as fatias não se quebrem.



Fica deliciosa quente ou fria. No outro dia fica melhor ainda. Sirva como preferir. Eu gosto de comer com salada e mostarda e colocar um fiozinho de azeite de oliva em cima na hora de servir.




VANTAGENS DA FERMENTAÇÃO LENTA

O texto abaixo pertence ao site Esmeralda azul , e faz um resumo muito bom e simples de entender sobre a fermentação lenta.

"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir: 
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico; 
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!


0 comentários :

Postar um comentário

ultimas