Talharim com Espinafre e Shitake

Written sexta-feira, 22 de agosto de 2014 | 19:53


Talharim é tudo de bom, ainda mais com shitake e espinafre. Fiz um molho branco de aveia, fritei os cogumelos e estava pronto este prato delicioso e muito simples de preparar. Se você não tiver o shitake fresco, pode usar qualquer cogumelo desidratado que fica muito bom também.


Serve duas pessoas


INGREDIENTES


  • 250 g de talharim grano duro cozido "al dente"
  • 100 g de cogumelos shitake (ou outro)
  • molho branco de aveia (ver receita abaixo)
  • espinafre refogado (ver instruções abaixo)
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto



INGREDIENTES PARA O MOLHO DE AVEIA



  • 1/2 xícara de aveia em flocos finos
  • xícaras de água filtrada
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada
  • sal a seu gosto


PREPARO

Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem ate conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Reserve enquanto prepara o restante da receita.



PREPARO DO MACARRÃO


Coloque água em uma panela grande para ferver. Acrescente sal e um fiozinho de óleo. Quando a água levantar fervura coloque o talharim para cozinhar. O macarrão deve estar cozido "al dente", ou seja deve oferecer resistência a mordida. Enquanto o macarrão cozinha, siga com a receita.....


PARA REFOGADO  DE ESPINAFRE


  • xícaras de folhas de espinafre cruas
  • 1 cebola media picada
  • 1/4 xícara de cebolinha verde
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO


Em uma frigideira ou panela, aqueça o óleo e frite a cebola picada. tempere com sal a seu gosto, abaixe o fogo e deixe a cebola refogar ate ficar transparente, levemente dourada. Adicione a  cebolinha verde picada e deixe refogar em fogo baixo por mais uns 2 minutos.



 Acrescente então as folhas de espinafre cruas cobrindo todo o refogado de cebola. Não precisa mexer. Desligue o fogo, tampe e reserve. Se a sua frigideira não tiver tampa você pode colocar uma tampa de panela maior caso tiver, ou então um prato resistente ao calor somente para "abafar" o espinafre.



PREPARO DO SHITAKE

Lave bem os cogumelos, seque com um papel toalha e corte em fatias do tamanho que desejar. Tempere com um pouco de sal.


Aqueça 2 colheres de sopa de óleo vegetal em uma frigideira e quando o óleo estiver bem quente coloque os cogumelos para fritar. Abaixe o fogo.


Os cogumelos vão formar água com o cozimento. Deixe esta água secar. Quando a água secar os cogumelos estarão prontos, douradinhos e muito deliciosos. Desligue o fogo e reserve mantendo na boca do fogão para que permaneçam aquecidos ate o momento de servir.  



Volte para a frigideira onde refogou o espinafre. O espinafre vai estar murcho e incorporado com a cebola refogada.


Despeje o molho de aveia sobre este refogado misturando bem. Ligue o fogo em temperatura media, tampe a frigideira e deixe por mais 2 minutos apenas para aquecer o molho de aveia e agregar os sabores dos ingredientes. Verifique o sal e coloque pimenta moída caso desejar ou algum outro tempero de sua preferencia.



Escorra o macarrão, coloque em uma travessa, despeje o refogado de espinafre e misture os cogumelos fritos. Sirva imediatamente acompanhado de salada.


COMENTÁRIO DA NUTRICIONISTA   Dra. Monica Vitorino

"Saborosa  e muito nutritiva, combina com perfeição as propriedades mineralizantes do espinafre  com a riqueza de vitaminas do shitake e de proteínas do gran duro. A aveia complementa com realeza esta preparação trazendo as betaglucanas, fibras que ajudam a reduzir o colesterol. Quanta riqueza em uma preparação  tão simples e criativa!"


Nutricionista Mônica Vitorino, especialista em nutrição clinica e vegetariana. Clinica em Belo Horizonte. CONTATO: nutricionistamonicavitorino@gmail.com

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA. 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas