Leite de Amêndoas

Written terça-feira, 10 de junho de 2014 | 09:32

Adoro a suavidade do sabor e a versatilidade de uso do leite de amêndoas, sendo um dos meus preferidos de todos os leites vegetais.Uma deliciosa e pratica alternativa de fazer leite vegetal em casa, sem muito trabalho. É econômico porque rende muito, além de saudável e nutritivo.


O melhor de tudo, você sabe o que esta usando, sem nenhum aditivo químico, ou conservantes usados pelas industrias. O resultado é um leite cremoso de sabor suave, perfeito para preparar vitaminas com frutas, bolos, e culinária em geral, ou para servir com café.




INGREDIENTES

  • xícara de amêndoas cruas com ou sem casca (eu usei sem)
  • 4 copos de água filtrada fria
  • água filtrada para demolhar

PREPARO

Enxague rapidamente as amêndoas em água corrente usando uma peneirinha para escorrer a água. Coloque em um recipiente de vidro que tenha tampa, cubra com água filtrada colocando pelo menos o dobro de água em relação a quantidade de amêndoas utilizadas. Tampe o vidro e leve a geladeira. Deixe de molho durante a noite, ou pelo menos 8 horas caso fizer durante o dia.
No dia seguinte, escorra a água do molho jogando fora, e coloque as amêndoas no liquidificador com 4 copos de água filtrada fria. Bata ate ficar bem cremoso. 




A seguir use um coador para drenar e separar o liquido. Você pode usar uma peneira de plástico, ou então use uma "panela furada" de filó como eu usei.




O leite fica bem cremoso com esta quantidade de água. Prepare um recipiente grande (sempre use vidro, evite plástico para armazenar o leite) que tenha tampa para colocar o liquido. Eu fiz direto no vidro que guardei na geladeira.




Tenha em mãos um potinho de vidro ou louça que tenha tampa para colocar a parte solida. Com o auxilio de uma colher, pressione o conteúdo para que o "leite" escorra pela telinha da peneira ou pano tipo filó.
Você pode espremer o pano com as mãos para remover bem o liquido. Eu fiz isto no final do processo mas não consegui fotografar e espremer ao mesmo tempo, rsrsrs




Despeje em pequenas quantidades e continue pressionando delicadamente com a colher. Remova a parte solida e coloque no potinho que vai armazenar, para que sobre mais espaço para o restante do conteúdo.


O resíduo solido pode ser usado para fazer biscoitos, crackers, bolos, pães ou deliciosas pastinhas. Uma alternativa muito econômica, com apenas 1 xícara de amêndoas, você consegue fazer em casa uma jarra grande de um delicioso, saudável e nutritivo leite de amêndoas, e ainda aproveita a parte solida para outras receitas. 




Continue este processo até terminar todo o conteúdo do liquidificador, e no final esprema o filó   para remover bem o liquido. Tampe o vidro e leve a geladeira por no máximo 5 dias.

Este leite é maravilhoso para acompanhar o café, fica simplesmente perfeito. Aqui em casa alternamos o leite de amêndoas com o de avelãs para o café da manhã. Delicioso também para preparar vitaminas com frutas, para servir com aveia, frutas, castanhas, nozes.... chocolate quente no inverno. Também já utilizei este leite como base para fazer o maravilhoso Yogurte Fermentado com Rejuvelac.



Caso você quiser um leite mais "docinho", pode acrescentar baunilha ou duas tâmaras sem caroço na hora de bater. Eu já usei, mas não uso mais, porque gosto muito do sabor natural das amêndoas. Também porque eu uso de vez em quando este leite para fazer molhos salgados, e nem sempre o sabor adocicado e bem vindo nestes casos






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas