Home » , , , , , , » Bolo Semi Integral de Alfarroba com Vinho

Bolo Semi Integral de Alfarroba com Vinho

Written domingo, 19 de janeiro de 2014 | 12:06

Este bolo foi uma grata surpresa para mim. A inspiração veio de uma receita do maravilhoso blog Presunto Vegetariano. Fiquei muito curiosa e resolvi tentar porque nunca tinha feito um bolo com vinho. Modifiquei a receita e fiz a minha versão semi integral que ficou simplesmente maravilhosa. Usei alfarroba alfarroba no lugar do cacau. O que eu mais gostei neste bolo é que a combinação de ingredientes ficou muito especial, o vinho deu um toque muito sutil no sabor, ou seja, não fica muito acentuado. Os cranberries deram aquele sabor "azedinho-doce", e a cobertura de coco mais docinha deu o toque final que complementou os outros sabores. Se você não conseguir cranberries, use passas de uva brancas de preferencia.

 O contraste de sabores ficou algo muito, mas muito especial. O vinho na massa, o azedinho dos cranberries e o docinho do coco....... bom demais!
  

PARA O BOLO


INGREDIENTES


  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo comum
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1/2 xícara de alfarroba em pó
  • 3/4 de xícara de açúcar demerara
  • 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio
  • xícara de cranberries desidratados (ou outra fruta seca a seu gosto)
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • xícara de vinho tinto (eu usei vinho seco)
  • 1 1/2 xícara de água em temperatura ambiente
  • 1/4 de xícara de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 pitada de sal



PREPARO

Em uma vasilha coloque as farinhas, o açúcar, o sal e a alfarroba peneirados. Acrescente a água alternando com o vinho e misturando delicadamente para agregar. Quando conseguir umedecer os ingredientes secos acrescente o óleo e bata ate misturar bem e conseguir uma massa homogênea. Adicione o restante da água e do vinho e então coloque a baunilha.

Depois disto acrescente os cranberries ou outra fruta seca que for utilizar. Você pode usar passas de uva, cerejas ou ameixas. Por ultimo coloque o bicarbonato e o fermento em pó, apenas misturando, sem bater.

Unte uma forma de buraco no meio e despeje a massa espalhando bem.Leve ao forno pré-aquecido a 180C ou 365 F e asse por 30/35 minutos.Você pode fazer o teste do palito para ver se a massa esta bem assada. Retire do forno e prepare a cobertura.




PARA A COBERTURA DE COCO


INGREDIENTES


  • 1/2 xícara de coco ralado
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1/4 xícara de água


PREPARO

Em uma panela pequena misture o óleo de coco, o açúcar e a agua.
Ligue o fogo e deixe aquecer ate derreter o açúcar. Acrescente o coco ralado, deixe por mais um ou dois minutos, desligue e empregue.



FINALIZAÇÃO

Desenforme o bolo e coloque a calda de coco quente sobre a parte de cima do bolo espalhando bem. A medida que você coloca a calda, ela vai ficando firme e se mantem sobre o bolo.


Esta pronto para degustar. Ficou com um visual lindo, bem escuro contrastando com a cobertura branca de coco, e os cranberries se esconderam dentro da massa. Espero que gostem. Obrigada Paula Lumi por esta deliciosa inspiração!




INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A ALFARROBA

Fonte

"Tem cara de chocolate, gosto de chocolate, mas não é chocolate. Além de nutritivos, os produtos feitos com alfarroba são isentos de lactose, glúten e açúcar.  Fruto da Alfarrobeira, árvore nativa do mediterrâneo, a alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras. "

Leia mais a respeito clicando AQUI 



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas