Home » , , , , , , » Macarrão Caseiro com Espinafre e Molho de Aveia

Macarrão Caseiro com Espinafre e Molho de Aveia

Written quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 | 17:32

Nunca imaginei que fosse tão fácil fazer macarrão caseiro. Fiquei muito feliz depois de ter conseguido fazer pela primeira vez e aqui está a minha segunda versão desta delicia de receita. Fiz um molho branco com aveia e espinafre, e coloquei tomatinhos cereja para decorar. Fazer macarrão em casa é muito divertido, saudável e econômico. Vale a pena experimentar.
 



Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1hora

 
  

INGREDIENTES PARA O MACARRÃO

  • 1 xicara de farinha de trigo comum (branca)
  • 1 xicara de farinha de trigo integral
  • agua para dar o ponto, (+/-1/2 xicara)
  • sal a gosto


PREPARO

Coloque a farinha e o sal na batedeira ou processador. Eu fiz na batedeira. Você pode fazer a mão caso preferir, dá um pouco mais de trabalho, mas fica bom também. Adicione a água aos poucos para dar o ponto. O ponto é de massa bem firme e compacta. Remova a massa e coloque em uma superfície enfarinhada. Trabalhe um pouco com as mãos para deixar a massa mais macia antes de colocar na maquina para cortar. Você pode usar farinha de semolina para enfarinhar a massa neste processo evitando que grude. Também pode usar farinha de semolina para preparar a massa ao invés de farinha de trigo comum. Se você não tem uma maquina de cortar macarrão não tem problema. É muito simples de cortar a mão mesmo. Você usa um rolo para abrir a massa em uma superfície lisa e bem enfarinhada. Depois que abrir bem a massa coloque semolina no meio e enrole toda a massa até o final. Com o auxilio de uma faca corte as fatias deste rolinho na espessura que desejar. A medida que vai cortando abra os rolinhos, espalhe um pouco de semolina sobre a massa já cortada para não grudar. Eu não tinha semolina em casa e usei farinha de milho, e ficou ótimo. Você vai obter uma massa no formato de talharim. Dá super certo e fica uma delicia com qualquer tipo de molho. Este processo de cortar macarrão caseiro me faz lembrar a infância quando eu ajudava a minha mãe a fazer macarrão desta forma. Se for usar a maquina siga as instruções normais de uso. Depois de cortado espalhe a massa em uma superfície, bandeja ou travessa grande enfarinhada e jogue um pouco de semolina ou farinha de milho por cima da massa cortada para não grudar.






A medida que cortar a massa saindo da maquina, coloque na farinha para não grudar e abra espalhando bem na bandeja sempre colocando na farinha.



Eu deixei secar por mais ou menos uns 15 ou 20
minutos antes de cozinhar. O ideal seria deixar uns 30 minutos para secar bem. Coloquei nas travessas do desidratador e liguei para secar um pouco enquanto preparava o molho.




Você pode simplesmente deixar secando assim em aberto até que o molho esteja pronto e a água fervendo para cozinhar.






INGREDIENTES PARA O MOLHO DE AVEIA
  • xícara de aveia em flocos finos
  • xícaras de água filtrada
  • 1 pitadinha de noz moscada ralada
  • sal a seu gosto


PREPARO
 
Coloque a aveia de molho na água filtrada e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos. Depois disto coloque no liquidificador e bata bem até conseguir um creme bem lisinho. Adicione uma pitadinha de sal e a noz moscada ralada a seu gosto. Você pode controlar a espessura do molho. Caso for necessário adicione um pouco mais de água. Lembre-se de que este molho deve ficar bem cremoso, portanto bata bem. Dependendo da potencia do seu liquidificador pode ser necessário bater um pouco mais. Reserve enquanto prepara o restante da receita.


PARA MOLHO DE ESPINAFRE

  • xícaras de folhas de espinafre cruas
  • 1 cebola media picada
  • 1/4 xícara de cebolinha verde
  • folhinhas de manjericão fresco (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal


Em uma panela ou frigideira aqueça o óleo e doure a cebola picada. Abaixe o fogo e deixe a cebola refogar até ficar transparente, levemente dourada.





Tempere com sal, adicione a  cebolinha verde picada e deixe apurar em fogo baixo por 2 minutos.



Acrescente então as folhas de espinafre cruas rasgadas com a mão. Desligue o fogo, tampe e reserve. O espinafre vai murchar em contato com o calor, e ficar pré-cozido.






PREPARE OS TOMATES CEREJA

  • 10 tomatinhos cereja
  • 1 dente de alho esmagado
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal

Corte os tomatinhos pela metade no sentido do comprimento. Aqueça um fiozinho de óleo vegetal em uma frigideira pequena e doure o alho esmagado. Acrescente os tomates, tempere com sal e pimenta a gosto, deixe saltear por apenas um minuto. Desligue o fogo e reserve.



 

Coloque o molho de aveia junto com o refogado de espinafre. Leve ao fogo baixo e deixe por uns 3 minutos apenas para aquecer o molho. Desligue e mantenha aquecido enquanto cozinha o macarrão.




COZINHE O MACARRÃO

 


Coloque agua em uma panela grande para cozinhar o macarrão. Acrescente sal e um fiozinho de óleo. Deixe a agua ferver antes de colocar o macarrão. Lembre-se de que o macarrão fresco cozinha mais rapidamente do que os outros. Cozinhe "al dente", não deixe cozinhar demais, é muito ruim, fica grudento tipo uma pasta.



Escorra o macarrão e coloque em uma travessa. Coloque o molho de aveia misturado ao refogado de espinafre e misture com o macarrão ate agregar bem. Coloque os tomatinhos cereja que foram salteados com o alho. Decore com as folhinhas de manjericão. Sirva a seguir.
Eu adorei fazer macarrão em casa. É super gostoso, fácil de fazer, econômico e muito saudável. Espero ter inspirado vocês a fazer também! Vale a pena, rende muito, e se você fizer mais do que vai consumir deixe secar mais tempo e pode guardar na geladeira para usar depois. Também pode ser congelado.
 
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.  SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas