Risoto de Tomates Secos e Palmito

Written sexta-feira, 19 de julho de 2013 | 17:10

Deliciosa combinação de ingredientes que eu adoro, tomates secos com palmito em um risoto muito cremoso e especial que eu servi com salada de rúcula e abrimos um vinho para o jantar em uma noite fria de inverno.


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 3 porções
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES


  • 1 1/2 xícara de arroz arbóreo
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de alho poro picado
  • 1/2 xícara de tomates secos
  • 1 litro de caldo de legumes  caseiro ou água fervente
  • xícara de palmito (eu uso de vidro, não gosto de enlatados)
  • 1 colher de chá de páprica em pó (opcional)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • caldo de meio limão 
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO


Corte os tomates secos em tiras, coloque em um pratinho fundo e cubra com água. Deixe descansar enquanto prepara o restante da receita. Aqueça o azeite em uma panela e doure o alho e a cebola picada. Acrescente o alho poro e misture bem. Deixe fritar por alguns minutos até dourar levemente. Mexa sempre cuidando para não deixar queimar.Tempere com uma pitadinha de sal e adicione o arroz arbóreo e a metade dos tomates secos escorridos. Reserve a outra metade. Aumente o fogo e frite por uns 3 minutos mexendo sempre.

Acrescente um pouco do caldo de legumes  caseiro ou água quente e continue mexendo.  Abaixe o fogo e continue mexendo e sempre acrescentando mais caldo de legumes  ou água quente quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente então a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos quando necessário. Acrescente agora o restante dos tomates secos e algumas folhinhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais água quente quando for necessário. Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 minutos ou até que o arroz esteja "al dente". Desligue o fogo , acrescente o palmito em rodelas, pimenta preta moída na hora e o caldo de limão. Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Decore o prato com folhas frescas de rúcula ou manjericão colocadas na hora. Caso quiser pode colocar folhas de rúcula sobre o risoto na hora de servir. Fica maravilhoso, bom apetite!

caldo de legumes nesta receita é opcional, sendo apenas uma sugestão que pode ser modificada a seu critério e conforme os ingredientes que tiver disponíveis em casa. No caso de risotos pode ser utilizada agua fervente se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro. Os temperos utilizados para o risoto são suficientes para dar muito sabor.

Não uso caldo artificial em cubinhos, mesmo sendo vegano devido ao alto teor de sódio, corantes e conservantes que eu evito na minha dieta, e posso garantir que sou muito radical neste ponto.
Eu pessoalmente evito o uso de alimentos industrializados e preparo todos os alimentos em casa na medida do possível. Pode parecer que é muito complicado e difícil, mas eu garanto que não é. Vale muito mais a pena, é muito mais econômico e saudável e existem maneiras simples de fazer tudo sem muito stress.


No caso desta receita eu usei palmitos, mas prefiro comprar em vidro e de preferencia orgânico e uso muito ocasionalmente. Detesto enlatados, isto eu realmente não consumo. Quanto mais natural o seu alimento mais saudável e melhores benefícios vai lhe trazer em termos de nutrição. Se vocês observarem as minhas receitas verão que eu preparo tudo em casa, não uso molhos prontos e nem temperos e não uso enlatados. Este é o diferencial que eu procuro apresentar aqui neste blog, alternativas saudáveis e econômicas de alimentação.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas