Arroz Negro com Cogumelos

Written sábado, 13 de julho de 2013 | 10:53

O arroz negro, também conhecido como "arroz proibido" é cultivado na China há mais de 4 mil anos. É o mais rico em nutrientes de todas as espécies de arroz. Possui 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos valor calórico e menos gordura que o arroz integral. Tem um considerável poder antioxidante por possuir substâncias que combatem os radicais livres. 


Possui cor preta quando cru, roxo escuro quando cozido, e um sabor que lembra castanha. Além de lindo é saudável e muito, mas muito gostoso. Se você não experimentou ainda, vale a pena provar esta delicia. Este arroz tem um sabor especial e não necessita de muita coisa para ser gostoso. Esta combinação com cogumelos ficou maravilhosa. Além de ser super simples de fazer, o visual e o sabor ficaram incríveis. Você pode colocar pimentões coloridos salteados também, caso quiser. Use os temperos e ervas de sua preferencia, caso quiser modificar a receita. Invente, prepare um lindo e colorido arroz bem ao seu gosto. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 min

 
INGREDIENTES
  • 1/2 xícara de arroz negro
  • 1 cebola media picada
  • 1/4 xícara de alho poro picado
  • 2 colheres de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de salsinha picada
  • 1 xícara de cogumelos frescos (eu usei paris)
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto
  • água fervente o suficiente


PREPARO

Lave bem o arroz e deixe escorrendo enquanto prepara o restante da receita. Em uma panela de tamanho médio coloque 2 colheres de sopa de óleo para aquecer. Doure o alho poro. Acrescente a cebola picada e deixe dourar até ficar transparente. Tempere com um pouco de sal. Acrescente o arroz lavado e escorrido e misture aos temperos. Abaixe o fogo e continue mexendo até o arroz incorporar com os outros ingredientes. Coloque um pouco de água e continue mexendo. Coloque mais água fervendo que cubra o arroz. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo com a panela tampada. Verifique de vez em quando se é necessário colocar mais água. Este arroz demora um pouco mais para cozinhar do que o arroz branco. Cuide para conseguir um ponto de cozimento ideal. Não muito cozido tipo papa, mas também não duro. Enquanto o arroz cozinha salteie os cogumelos rapidamente.Em uma frigideira coloque uma colher de óleo para aquecer. Leve os cogumelos que foram previamente lavados, secos e fatiados para fritar rapidamente no óleo quente. Tempere com sal e pimenta moída a seu gosto e reserve. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e  acrescente os cogumelos misturando delicadamente ao arroz. Verifique o tempero. Enfeite com com salsa e cebolinha frescas picadas e sirva com uma deliciosa salada de sua preferencia.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas