O arroz negro, também conhecido como "arroz proibido" é cultivado na China há mais de 4 mil anos. É o mais rico em nutrientes de todas as espécies de arroz. Possui 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos valor calórico e menos gordura que o arroz integral. Tem um considerável poder antioxidante por possuir substâncias que combatem os radicais livres.
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 30 min
- 1/2 xícara de arroz negro
- 1 cebola media picada
- 1/4 xícara de alho poro picado
- 2 colheres de cebolinha verde picada
- 2 colheres de salsinha picada
- 1 xícara de cogumelos frescos (eu usei paris)
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- sal e pimenta a gosto
- água fervente o suficiente
PREPARO
Lave bem o arroz e deixe escorrendo enquanto prepara o restante da receita. Em uma panela de tamanho médio coloque 2 colheres de sopa de óleo para aquecer. Doure o alho poro. Acrescente a cebola picada e deixe dourar até ficar transparente. Tempere com um pouco de sal. Acrescente o arroz lavado e escorrido e misture aos temperos. Abaixe o fogo e continue mexendo até o arroz incorporar com os outros ingredientes. Coloque um pouco de água e continue mexendo. Coloque mais água fervendo que cubra o arroz. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo com a panela tampada. Verifique de vez em quando se é necessário colocar mais água. Este arroz demora um pouco mais para cozinhar do que o arroz branco. Cuide para conseguir um ponto de cozimento ideal. Não muito cozido tipo papa, mas também não duro. Enquanto o arroz cozinha salteie os cogumelos rapidamente.Em uma frigideira coloque uma colher de óleo para aquecer. Leve os cogumelos que foram previamente lavados, secos e fatiados para fritar rapidamente no óleo quente. Tempere com sal e pimenta moída a seu gosto e reserve. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e acrescente os cogumelos misturando delicadamente ao arroz. Verifique o tempero. Enfeite com com salsa e cebolinha frescas picadas e sirva com uma deliciosa salada de sua preferencia.
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!
0 comentários :
Postar um comentário