Home » » Doce de Leite e Leite Condensado Caseiro Sem Lactose

Doce de Leite e Leite Condensado Caseiro Sem Lactose

Written sexta-feira, 14 de junho de 2013 | 09:38



Olá, Queridos!

Não é novidade para ninguém que é possível preparar leite condensado e doce de leite caseiro, não é mesmo? Nossas avós, tias e tantas outras conhecidas, principalmente aquelas que vivem no interiorrrrrr (ênfase no R em homenagem a minha amiga Carla) sabem fazer esses doces como ninguém.

Acontece que antes da chegada do leite zero lactose, nunca me atrevi a fazer nenhuma dessas receitas em casa. Não me dou bem com os leites com teor de lactose reduzida e fazer com leite de soja não é a mesma coisa, né?


Até que criei coragem, comprei o leite e um isotônico para me hidratar durante o preparo, deixei uma toalhinha por perto, fiz um alongamento, principalmente do braço direito e encostei a barriga no fogão. Uma hora e um braço a menos depois, quase desidratada pelo calor do fogão, eis que meu doce de leite ficou pronto! hahaha Ai que exagerada!!!


E graças a ajuda de duas leitoras muito queridas, hoje a receita é 3 em 1.
As leitoras Priscila Santos e Ana Clara Galdino Conde me enviaram suas receitas de leite condensado. Vou colocar as duas versões para vocês.
A Ana Clara além de me enviar a receita, tirou foto de todo o passo a passo do brigadeiro feito com o leite condensado, vejam só que coisa mais linda:


Obrigada pela contribuição, Ana Clara! Os leitores agradecem!

Leite Condensado Sem Lactose da Ana Clara
600 ml de leite zero lactose
1 xícara de chá de açúcar

1. Misture o leite com o açúcar e leve ao fogo alto. Quando o leite ferver, abaixe o fogo e mexa sempre até adquirir consistência de leite condensado. O leite vai escurecer um pouco e esse processo demora... Tenha paciência! Pode parar por aqui e utilizar o leite condensado na receita que desejar.

Brigadeiro com Leite Condensado Sem Lactose
Se quiser fazer o brigadeiro, faça a receita acima e assim que o leite adquirir a consistência de leite condensado, desligue o fogo, acrescente meia colher de creme vegetal e 2 colheres de sopa de cacau em pó. Continue mexendo até soltar do fundo da panela.

Leite Condensado Sem Lactose da Priscila 
500 ml de leite zero lactose 
100 gramas de açúcar 
uma pitada de bicarbonato de sódio

1. Levar tudo ao fogo baixíssimo com uma placa entre a panela e a chama mexendo sempre até chegar ao ponto de leite condensado.

(clique na foto para ampliar)

Como as meninas já tinham contribuído com a receita do leite condensado e do brigadeiro, eu preparei o doce de leite.

Doce de Leite Sem Lactose
1 litro de leite zero lactose
2 xícaras de chá de açúcar demerara (pode utilizar outro açúcar)

1. Levar ao fogo mexendo sempre até ficar com a cor caramelo e textura cremosa. Quanto mais tempo ficar no fogo mais duro o doce de leite fica depois que esfria, então escolha o ponto que desejar, se mais cremoso ou mais firme. Eu prefiro cremoso, nham!

O processo demora, mas compensa... principalmente para quem já estava há muuuuito tempo sem comer doce de leite "de verdade".

Atenção: alérgicos à proteína do leite de vaca, infelizmente essa receita não pode ser realizada para vocês, o leite zero lactose é leite de vaca. Há somente isenção de lactose, as proteínas continuam intactas.

Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas