Ricota de Gergelim Germinado

Written quarta-feira, 29 de maio de 2013 | 20:11


Esta ricota ficou maravilhosa! Me surpreendi demais com o sabor e a facilidade de preparo.
Crudívora, sem adição de gordura e muito nutritiva. Sementes de gergelim germinadas são saborosíssimas e muito nutritivas. Eu usei gergelim orgânico branco, por isto ela ficou bem branquinha. Já fiz outras vezes com gergelim mais escuro e ficou ótima também, apenas não ficou branquinha como esta daqui. 




INGREDIENTES


  • xícara de sementes de gergelim brancas
  • água filtrada
  • sal a gosto
  • caldo (sumo, suco) de limão a vontade
  • temperos a seu gosto


PARA A GERMINAÇÃO DO GERGELIM

Lave o gergelim e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada e deixe hidratar por 8 horas fora da geladeira. Depois disto os grãos estão prontos para a germinação. Basta coar a água da hidratação, lavar sob água corrente e colocar em uma peneira para germinar no ar por 8 horas cobrindo apenas com um papel toalha ou um pedaço de filó. Passado este tempo os grãos  estarão prontos para consumo.

Bata os grãos germinados no liquidificador, adicione um pouco de água, e o caldo de limão. Quando a mistura estiver homogênea, despeja-la em um coador de voal. Deixe o coador pendurado com a mistura dentro para escorrer o excesso de liquido.



Caso não tiver um coador com elástico como este da foto você pode usar um pedaço de voal ou um pedaço de tecido de fralda que o resultado e o mesmo.



A mistura vai para o fundo do saquinho e forma tipo uma bolinha com a massa da ricota. Coloque em um lugar protegido, cubra com um pedaço de papel toalha e deixe fermentar por 8 horas. 
Você pode fazer este processo a noite e na manhã seguinte a ricota estará pronta para ser consumida. 


Passado o tempo de fermentação, remova a massa da ricota e coloque em um recipiente de vidro com tampa. Tempere a seu gosto com sal, pimenta e ervas aromáticas. Tampe o recipiente e leve a geladeira por pelo menos uma hora antes de servir. Quando for retirar do prato para servir, use uma faca para ajudar a soltar as beiradas e coloque em um prato. Sirva com legumes frescos de sua preferencia.



Esta ricota ficou deliciosa demais! Eu pessoalmente adorei, temperei apenas com sal e limão. Não coloquei mais nada, achei que o sabor do gergelim ficou tão rico e gostoso que na minha opinião estava ótimo. Mas você pode temperar como quiser, pode ate colocar um pouco de azeite de oliva para dar sabor.

Esta receita foi feita a partir de uma forte inspiração após ver a receita da Aline Chaves do maravilhoso blog  Panelas de Capim. Ela fez uma ricota de gergelim com inhame. Eu não tinha inhame e resolvi fazer somente com o gergelim. Adorei! Um dia ainda vou fazer a receita dela, se conseguir encontrar inhame por aqui onde moro. 

Mais informações sobre o gergelim vocês encontram no site Doce Limão .


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR POR FAVOR INFORME O LINK DO BLOG EM RESPEITO AO MEU TRABALHO DE CRIAR, PREPARAR, EDITAR E FOTOGRAFAR AS RECEITAS. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas