Baba Ghanoush

Written domingo, 28 de abril de 2013 | 19:51


Baba Ghanoush é um prato típico do Oriente Médio. Uma deliciosa pastinha feita com berinjela que eu nunca tinha experimentado e tive a oportunidade de provar em um restaurante árabe onde fui jantar com minha família recentemente. Fiquei fascinada com o sabor, simplesmente adorei e não parava de comer com pão sírio. Gostei tanto que fiz em casa para compartilhar com vocês. Simples de fazer, delicioso demais, vale a pena experimentar. Se você tiver possibilidade de assar a berinjela na boca do fogão ou de alguma outra maneira em contato direto com o fogo, fica muito mais gostoso. Fazendo direto na chama do fogão fica com aquele irresistível gostinho defumado. Infelizmente eu não tenho como fazer isto porque o meu fogão é elétrico, mas mesmo assim ficou bom demais!  



INGREDIENTES


  • 1 berinjela de tamanho médio com casca
  • 2 colheres de sopa de tahine    
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres de sopa de suco (sumo, caldo)de limão
  • pimenta do reino moída na hora a gosto (opcional)
  • salsa picada para decorar (opcional)
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal a gosto


PREPARO

Aqueça o forno em uma temperatura de 180/200 graus enquanto prepara a berinjela. Lave bem a berinjela e coloque em uma assadeira levemente untada com óleo vegetal. Com o auxilio de um garfo fure a berinjela. Leve então ao forno e asse por aproximadamente 30 a 40 minutos. Tome o cuidado de virar a berinjela de vez em quando para que asse de maneira uniforme. Cuidado para não queimar.

Quando estiver macia retire do forno e coloque em uma vasilha grande com água fria. Retire da água e descasque. Coloque a polpa da berinjela no liquidificador ou processador, misture o suco de limão, o tahine, as sementes de gergelim e o alho. Bata até obter uma mistura homogênea tipo pasta.Tempere com sal e pimenta a seu gosto.

Coloque a mistura obtida em um recipiente de vidro, acrescente o azeite de oliva aos poucos, tampe e leve à geladeira. Deixe por pelo menos 2 ou 3 horas antes de servir. Perfeito para comer com pitta bread ou pão sírio quentinho. Se você gosta de berinjela e ainda não fez esta receita, experimente, vai ser uma deliciosa surpresa!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!
   

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas