Bolo Crudivoro de Cacau com Avelãs

Written domingo, 3 de fevereiro de 2013 | 19:48

Sem açúcar, sem farinha, crudívoro, delicioso e muito fácil de fazer. Quer coisa melhor do que isto? Uma fatia desta maravilha é mais do que suficiente para saciar qualquer desejo por chocolate de maneira saudável.


Leia a receita com muita atenção antes de começar. Veja o passo a passo com as fotos ilustrativas. É mais fácil do que você imagina. Você pode substituir as avelãs por nozes ou amêndoas. Basta seguir as instruções da receita e quantidades indicadas. Se você quiser pode substituir o cacau por alfarroba.


COMECE PREPARANDO O CREME DE RECHEIO E COBERTURA    


INGREDIENTES 

  • 1 abacate maduro de tamanho médio
  • 1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar
  • 1/4 xícara de agave néctar ou melado
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha


PREPARO DO RECHEIO


Leve os ingredientes listados ao liquidificador e bata até conseguir um creme bem lisinho e homogêneo. Coloque em um pote de vidro, tampe e leve ao refrigerador enquanto prepara a massa.




 INGREDIENTES PARA A MASSA

  • xícaras de avelãs cruas
  • xícara de tâmaras sem caroço
  • 1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
  • 1/2 xícara de agave néctar ou melado


PREPARO DA MASSA

Comece pelas avelãs. Lave e escorra. Coloque em um recipiente de vidro e acrescente água. Deixe de molho por mais ou menos 2 horas. Após o tempo de molho, escorra bem a água das avelãs com o auxilio de uma peneira. Deixe por alguns minutos escorrendo para eliminar o máximo possível a água do molho. Leve as avelãs ao processador. Processe até que fiquem como mostra a foto abaixo.

Depois acrescente as tâmaras uma a uma e continue processando. Acrescente o cacau e o agave néctar ou melado. Processe até que fique uma massa bem consistente que possa ser modelada.




Então remova a massa do processador e coloque em uma folha grande de papel vegetal e monte um retângulo ajustando com uma espátula ou faca nos cantos.



Dobre o papel sobre a massa como mostra a foto abaixo e pressione com as mãos para espalhar a massa aumentando de tamanho e diminuindo a espessura. Coloque a massa no centro do papel para que você possa trabalhar bem a modelagem do retângulo. Eu pensei em usar o rolo de macarrão para modelar esta massa, mas achei mais seguro fazer com as mãos mesmo. A massa é bem fácil de trabalhar e eu não tive problemas. Usando as mãos é possível controlar melhor a espessura desejada.





Pressione com as mãos procurando formar um retângulo com a massa.


Continue pressionando  a massa com as mãos procurando sempre manter o formato de retângulo ajeitando nos cantinhos com a ponta dos dedos.




Abra o papel e se for necessário retoque o retângulo com a faca ou espátula para poder cortar as fatias também retangulares e montar o bolo.





Se for precisar cortar os cantos para fazer os retângulos de tamanho regular, use a massa que sobrou para modelar outra fatia do mesmo formato.




Com o auxilio de uma faca de ponta corte a massa em retângulos mais ou menos do mesmo tamanho, em tiras largas como mostra a foto abaixo. Depois corte no sentido do comprimento para dividir a massa ao meio separando as tiras já cortadas.




Separe as fatias e espalhe sobre o papel vegetal deixando uma pequena distancia entre elas. Esta quantidade de massa rendeu 14 fatias e ainda sobraram as bordas que cortei e fiz mais um retângulo recheado.









Tire o recheio da geladeira e com o auxilio de uma colher ou uma espátula  pequena espalhe sobre as fatias. Cubra com outra fatia formando tipo um "sanduiche".






Coloque outra fatia sobre o recheio com muita delicadeza e feche o sanduíche de bolo. 




Espalhe uma camada da cobertura sobre a segunda fatia fazendo uma especie de sanduiche.
Depois de preparar todas as fatias com o recheio e cobertura, fatie algumas avelãs cruas para decorar.

Depois de preparar todas as fatias com o recheio e cobertura, fatie algumas avelãs cruas para decorar. Caso você preferir pode decorar com amêndoas laminadas ou então frutas frescas como morangos. Pronto, e só se deliciar com este bolo que eu espero que vocês gostem como nos aqui em casa gostamos.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

A inspiração para fazer este bolo veio Daqui

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas