Home » , » Cozinhas pequenas: charme e simplicidade

Cozinhas pequenas: charme e simplicidade

Written terça-feira, 29 de janeiro de 2013 | 14:19


Quem acha que só cozinhas grandes podem ser decoradas, organizadas e charmosas, está errado!
As cozinhas menores também tem o seu charme, quando corretamente decoradas.
A gente já tinha mostrado aqui '10 cozinhas apaixonantes', agora vou mostrar algumas dicas para deixar suas cozinhas pequenas irresistíveis!
Além destas dicas, não deixe de conferir 40 idéias de como usar as paredes para otimizar o espaço.

Antes da decoração propriamente dita, há que passar pela fase da organização, ou seja, dedique algum tempo à análise dos seus armários – para ver se estão devidamente arrumados de forma a não desperdiçar cada precioso centímetro – e bancada – deixe à mão apenas o que utiliza diariamente.

Foto: evasabbado

Guarde os acessórios conforme necessita deles, ou seja, panelas, pegas e colheres de pau devem estar junto do fogão, enquanto pratos, talheres e copos devem ser guardados próximo da zona de refeição. Para uma optimização do espaço nos diferentes armários, instale divisórias e tabuleiros para uma disposição mais eficiente.


Para criar uma cozinha com um efeito amplo e com um design apelativo, opte por armários lisos e, claro, electrodomésticos encastráveis sempre que possível! Com tudo alinhado, a cozinha ganha espaço e um efeito visual esbelto e convidativo.

Foto: evasabbado

A escolha da paleta de cores para a cozinha deve recair sobre os tons mais frescos e claros que aumentam, de forma natural, um espaço diminuto. Sendo assim, pinte as paredes de branco, pérola, amarelo, azul claro e lavanda, entre outros tons neutros ou pastéis, optando por um acabamento com brilho que, ao refletir mais luz, confere ao espaço maior amplitude. Se quiser ir ainda mais longe, pinte o tecto da mesma cor das paredes!

Foto: guialocal

Para maximizar o espaço disponível numa cozinha minúscula, opte por colocar armários de um lado e outro. Se esta ideia não lhe agradar, aproveite apenas uma das paredes e coloque armários estreitos, do chão ao tecto – vai emprestar à sua cozinha uma silhueta muito elegante e espaço não lhe vai faltar!
Sempre que possível, pinte os armários da mesma cor das paredes para “abrir” ainda mais o espaço. Se não, escolha também cores claras para os armários, destacando-os com puxadores em materiais e/ou cores brilhantes!

 Foto: evasabbado

Se tiver sala de jantar, evite uma mesa na cozinha para não roubar espaço que já não tem! Acostumar-se a fazer as refeições na sala de jantar é apenas uma questão de hábito… inicialmente pode parecer aborrecido ter que levar tudo para trás e para a frente, mas a verdade é que vão estar todos muito mais à vontade (arranje um bom tabuleiro para ajudar a levar mais coisas de uma só vez!) e vai queimar as calorias da sobremesa em dois tempos!

Se, por outro lado, necessitar mesmo de uma mesa na cozinha, existem modelos que, afixados à parede, podem ser descidos apenas na hora das refeições. Igualmente práticas em termos de economia de espaço são as mesas redondas, os recantos embutidos com pequenos assentos de um lado e outro (aqui os assentos podem funcionar como baús, levantando-se o assento para revelar espaço de arrumação para louça pouco utilizada ou livros de culinária), os bancos altos e estreitos ou os bancos empilháveis (que ocupam menos centímetros do que as vulgares cadeiras!).


Se o seu caso for uma kitchenette, provavelmente também estará limitado em termos de espaço. Mesmo assim, existem alguns truques para conferir um toque de charme a esta divisão: vire o balcão para a sala, assim, enquanto cozinha, pode continuar a conviver com quem está na sala; se optar pela continuação do chão da sala para a cozinha, criará a ilusão de um espaço mais amplo.

Foto: mulher

Tire o máximo partido da luz natural que invade a sua cozinha, evitando os estores ou as cortinas corridas. Para um resultado ainda mais vasto e luminoso, coloque um espelho junto da janela ou no lado oposto desta. Se não tiver muita luz natural, recorra às maravilhas da luz artificial, com a colocação de luzes sob os armários para um ambiente onde apetece estar… e cozinhar!

Foto: evasabbado

E o teto? Também pode ser um excelente aliado: pendure, a partir de suportes de teto, os seus tachos e panelas (atenção que terão de estar sempre a brilhar!) ou uma planta (para dar mais vida à cozinha!); coloque uma ventoinha de teto ou um lustre pequeno (sim, têm de ser proporcionais à divisão senão até vai ter medo de entrar na cozinha!) – são todas ideias sublimes… experimente!


Guarde as cores fortes para os têxteis-lar e outros pequenos apontamentos, como um tapete ou relógio de parede que, para além de não ocuparem espaço, são objetos decorativos que ficam sempre bem.

Fonte: eudecoro
Espero que tenham gostado das dicas!
Super beijo :*

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas