Pão Australiano

Written sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 | 22:06

Gente eu descobri esta receita hoje e não aguentei, tive que fazer. Uma amiga muito querida comentou comigo sobre este pão e me deu a receita. Na mesma hora eu vim para a cozinha e fiz a minha versão vegana desta delicia com os ingredientes que tinha disponíveis em casa. Ficou uma delicia, adoramos e eu vou repetir esta receita novamente. Fiz na maquina, quero fazer na versão manual também para ver como fica. Como não tinha muito tempo e decidi fazer de ultima hora, achei a versão maquina mais conveniente.


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 1 pão pequeno
Preparação: 1h 30 min



INGREDIENTES

  • 1 1/4 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1/2 xícara de melado
  • xícaras de farinha de trigo
  • xícara de farinha integral
  • 1/2 xícara de farinha de centeio
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico para pão
  • fubá para polvilhar


PREPARO NA MAQUINA

Coloque os ingredientes na ordem indicada no recipiente da maquina de pão. Comece pela água morna, o óleo e o melado. Depois siga colocando os ingredientes secos na ordem acima. Por ultimo coloque o fermento bem no meio da massa tendo o cuidado de fazer uma covinha para acomodar o fermento sem que o mesmo entre em contato com os líquidos.

A receita original de onde me inspirei apenas bate a massa na maquina e depois assa no forno convencional. Eu fiz o meu pão todo na maquina, usei o programa para pão integral de 600g e deixei até o fim. Da próxima vez que fizer vou assar no forno para ver como fica. Como fiz na maquina acabei não polvilhando a farinha de fubá. Pelo que percebi poderia ter desligado a maquina pelo menos uns 5 minutos antes de terminar porque o pão já estava assado. Digo isto porque na minha opinião pelo fato de este pão ser de massa bem escura é fácil queimar. Eu gostei do resultado, mas da próxima vez vou retirar um pouco antes porque ficou quase muito escuro para o meu gosto.


PREPARO MANUAL

Para fazer este pão a mão basta seguir as instruções abaixo. Comece preparando o fermento. Em uma vasilha coloque a água morna e 1 colher de chá de açúcar cristal e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar.

(Note que para fazer a massa a mão você deve usar 1 colher de chá de  açúcar branco para auxiliar a levedar o fermento. Este ingrediente não está listado porque não é necessário se fizer na maquina)
Em uma bacia grande coloque as farinhas, o sal, o cacau e o açúcar mascavo. Misture bem.  Despeje então a mistura do fermento já levedado. Acrescente o óleo, o melado e sove bem a massa ate que fique bem lisa e maleável. Se for necessário utilize mais farinha ou água morna para dar o ponto ideal para a massa. Prepare uma bola com a massa sovada e devolva a bacia. Coloque um pano de prato umedecido com água quente por cima da bacia, cubra com uma tampa e deixe em lugar aquecido para crescer por pelo menos 30 minutos.

Quando a massa dobrar de volume retire da bacia, monte o pão na forma untada, polvilhe o fubá e leve ao forno previamente aquecido desligado, e deixe crescer novamente. Quando a massa crescer, ligue o forno e asse por mais ou menos 40 minutos. Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar. Preste atenção no forno quando estiver assando para não deixar queimar. Leia o que escrevi acima sobre isto. Este pão é sensacional, a massa é muito fofinha e o sabor indescritível.


Eu tive que modificar um pouco a receita original usando as farinhas que tinha em casa. Você pode modificar se for necessário, apenas mantenha as quantidades indicadas na receita e o resultado vai ser o mesmo.  A inspiração para esta receita veio daqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas