Muffin de Limão

Written quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 | 11:38

Além de lindos ficaram muito gostosos. A cobertura frosting de limão deu um lindo efeito e um sabor muito especial aos muffins. Eu usei sementinhas de papoula na massa e coloquei também sobre a cobertura para decorar. Não sabia que as sementes de papoula são proibidas no Brasil, somente descobri isto depois que fiz esta receita. Portanto não se preocupe com a semente de papoula. Você pode fazer a mesma receita usando sementes de chia para decorar a massa. Não use para decorar a parte superior do muffin porque as sementes de chia não devem ser consumidas sem hidratar. Use raspas de limão que vai ficar lindo e muito gostoso também.

 

Rende 12 muffins grandes  

 

INGREDIENTES
  • xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 de xícara de açúcar granulado
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de sementes de papoula ( ou chia )
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • caldo de 1 limão
  • raspas de 1 limão
  • 1 1/4 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 pitada de sal


PREPARO

Em uma bacia coloque primeiro os ingredientes secos e misture. Adicione a água alternando com o óleo. Acrescente o extrato de baunilha e o caldo de limão e misture bem. Bata manualmente ate conseguir agregar bem os ingredientes e obter uma massa lisa e uniforme. Use uma forma própria para muffins forrada com forminhas de papel. Pode também usar formas de empadinhas. Desde que a forma esteja bem untada você pode fazer sem problema apenas com as forma de muffins ou as forminhas de empada.

Mesmo que use as forminhas de papel você deve untar. Muitas pessoas aqui usam óleo em spray. Eu não gosto, não uso.  Prefiro usar o método tradicional de untar a forma com o óleo da garrafa normal, espalhando com um pincel ou um pedaço de papel. Coloque a massa nas forminhas e leve ao forno pré-aquecido em temperatura media por mais ou menos 35 minutos ou ate que esteja douradinho. Rende 12 muffins grandes.

 
Caso queira cobrir com um "frosting" de limão como eu fiz, basta preparar a seguinte receita:


INGREDIENTES PARA O FROSTING DE LIMÃO
 
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro feito em casa (veja receita abaixo)
  • 1 colher de sopa de caldo (sumo, suco) de limão
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • raspas de limão para decorar
  • sementes de papoula para decorar 


PREPARO

Misture os ingredientes batendo um pouco ate conseguir uma consistência mais firme. Se achar que ficou muito duro coloque um pouco mais do caldo de limão e caso a consistência não for suficientemente firme coloque mais açúcar ate conseguir o ponto de espalhar. Aplique sobre os muffins com o auxilio de uma faca e salpique casca de limão ralada em cima. Se quiser pode também, salpicar umas sementes de papoula.


ATENÇÃO!
Se usar sementes de chia, não espalhe por cima dos muffins para decoração. As sementes de chia não devem ser consumidas secas, cruas sem hidratar. Você pode usar na massa sem problema.



AÇÚCAR DE CONFEITEIRO FEITO EM CASA

Eu não uso nenhum produto refinado, muito menos açúcar. Queria muito fazer este tipo de receita e outros que necessitam de açúcar mais "refinado". Então resolvi tentar e descobri que posso transformar o açúcar granulado comum em açúcar de confeiteiro. Simplesmente peguei o açúcar granulado grosso que uso para as minhas receitas e bati no liquidificador em potência máxima ate virar um "falso açúcar de confeiteiro". Ficou sensacional.
 
 
Esta mesma receita pode ser a base para muitas variações de sabores de muffins. Você pode utilizar a receita básica da massa e inventar coberturas, usar frutas frescas ou secas, especiarias, enfim.... basta usar a imaginação e criar em cima do básico.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Eu não sabia que sementes de papoula são proibidas no Brasil. Somente depois que fiz esta receita fui descobrir isto. Portanto este ingrediente se torna opcional mesmo. Você pode apenas decorar com raspas de limão que vai ficar lindo também. Mas como falei acima, a mesma receita pode ser feita com sementes de chia caso você quiser o efeito de contraste das sementinhas pretas.  
 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas