Home » » Bûche de Noël Sem Lactose

Bûche de Noël Sem Lactose

Written sábado, 22 de dezembro de 2012 | 11:43


Bûche de Noël tem origem francesa. Nada mais é do que um rocambole decorado lindamente como um tronco de árvore. Digo lindamente, porque se você der um google vai ver quanta decoração linda e maravilhosa existe por aí (o que não é o meu caso, mas fiquei feliz com o resultado).
Ah, se algum parente te perguntar se é rocambole você vai dizer um sonoro não, afinal somos chiques e a sobremesa é importada. :P

Descobri essa receita quando estava estudando Francês. Fiquei encantada! Então conheci esse blog maravilhoso: Amuse Bouche e vi essa receita aqui que não é um Bûche de Noël, mas que pode ser utilizado como um e que além de tudo é rosa e tem um coração, reparem! LINDO!
Mal sabia eu que já ia ser uma vitória conseguir fazer um rocambole sem coração, com coração então...

Já é a segunda vez que tento fazer a massa da receita original e não dá certo. Uma pena, porque é sem glúten, queria muito acertar, mas cansei de jogar ingredientes fora. Então recorri a receita tradicional de pão de ló, mas tive que enrolar a minha maneira. Não foi difícil, mas ainda quero saber fazer rocambole do jeito tradicional, colocando a massa no pano de prato úmido, aquele jeito de vó que sabe o que faz.

O preparo não é difícil, o que mais leva tempo é a massa, o recheio e a cobertura são rápidos e se quiser, pode deixar a cobertura pronta um dia antes, é até melhor! ;)




Bûche de Noël Com recheio de Limão e Cobertura de Brigadeiro - Sem Lactose

Vamos começar pela cobertura porque precisamos refrigerá-la para adquirir maior cremosidade. Adivinhe que cobertura é essa? A Famosa cobertura da Miriam!

Cobertura de Brigadeiro da Mirian - Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos

1 garrafinha (200 ml) de leite de coco
1 xíc. (chá) de açúcar (usei 3/4 xíc. (chá) de açúcar demerara)
1 xíc. (chá) de cacau em pó (usei 1/2 xícara)
1 a 2 colheres de sopa de amido de milho (usei 1 colher)

1. Misture o amido de milho em um pouco do leite de coco e mexa até dissolver bem.
2. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Espere esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 1 hora para adquirir mais consistência. Se puder fazer no dia anterior, é até melhor.

Agora o recheio:

Recheio de Limão - Sem Lactose, Sem Glúten
Fonte: ligeiramente adaptado do blog Amuse Bouche.

250 ml de leite vegetal (usei soja)
50 ml de suco de limão
3 gemas
1 colher de sopa de amido de milho
1/2 colher de chá de agar agar ou 1 folha de gelatina (usei agar agar)
60 gramas de açúcar
gotas de corante verde (opcional)

1. Misture as gemas com o açúcar e acrescente o amido de milho, misture bem. Reserve. 
2. Leve ao fogo o leite, o suco de limão e o agar agar, deixe ferver por 1 minuto.
3. Jogue aos poucos e bem devagar o leite quente na mistura das gemas, sem parar de mexer para que não forme grumos. Volte ao fogo e mexa até engrossar. Tire do fogo, acrescente o corante, mexa bem Reserve.
Se for utilizar a gelatina, dissolva conforme informação da embalagem e acrescente à mistura depois que tirar do fogo, assim que o creme já estiver pronto.

Massa Pão de Ló Tradicional - Sem Lactose
Fonte: receita do site Panelinha

5 ovos - claras e gemas separadas
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
gotas de corante vermelho (opcional)
creme vegetal e farinha de trigo para untar

1. Bata as claras começando pela velocidade baixa, quando começar a espumar aumente a velocidade e deixe bater até triplicar de tamanho. Neste momento acrescente o açúcar, uma colher por vez, sem parar de bater. Em seguida, acrescente as gemas, uma a uma, também sem parar de bater. Diminua a velocidade e acrescente uma colher de farinha por vez e o corante. Bata até ficar homogêneo.
3. Transfira a massa para uma assadeira (30x40cm) untada com creme vegetal e enfarinhada. Leve ao fogo médio por aproximadamente 15 - 20 minutos. Eu fiz o teste do palito, saiu seco eu já tirei do forno.

Agora que vem a dificuldade... vou dizer como eu fiz, mas eu não sou referência, tá? Chama a vó, mãe, ou aquela tia cozinheira de mão cheia nessa hora para te ajudar.
Fiquei com medo de desgrudar toda a massa, passar para o pano de prato e no meio do caminho acabar quebrando, então enrolei na forma mesmo e cá entre nós, economizei um pano de prato sujo, oh que bom! :) Distribuí o recheio de limão, já frio, por todo o rocambole. Não reguei com nada, nem leite nem calda, se quiser, pode regar com alguma coisa. Fui enrolando aos poucos, desgrudando e enrolando... e deu tudo certo, até que saiu fácil da forma. Coloquei em um filme plástico e embrulhei como um bombom, para ficar firme e não abrir. Levei a geladeira por um tempinho, acredito que meia hora... tirei da geladeira e decorei com a cobertura da Miriam, fui passando o chocolate com uma espátula e depois fiz as ranhuras com um garfo. Não utilizei toda a cobertura, deixei uma parte para comer puro e servir junto com a sobremesa. E parei por aí porque já estava exausta. Mas você vai decorar da forma que quiser, pode polvilhar açúcar de confeiteiro, colocar frutas secas, enfim... FELIZ NATAL!



Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas