Tofu Empanado com Panko

Written domingo, 7 de outubro de 2012 | 07:55

Deliciosa sugestão de tofu empanado. Pensei em fazer alguma coisa diferente com tofu para sair do tradicional salteado na frigideira que eu costumo fazer. Apesar de evitar frituras, não resisti a tentação de provar este tofu empanado com panko. Adorei, ficou crocante e muito delicioso. Caso você não tiver o panko pode empanar com farinha de rosca normal. Mas se quiser experimentar o panko, assista este vídeo e veja como é fácil preparar em casa.


 Serve duas pessoas


INGREDIENTES

  • 200g de tofu extra firme
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo ou tamari
  • farinha de trigo para empanar
  • farinha de rosca (eu usei Panko, farinha japonesa)
  • óleo vegetal para fritar


PREPARO

Escorra bem o tofu e seque com papel toalha.Corte em fatias tipo quadradinhos. Coloque em uma travessa, tempere com sal e pimenta, regue com o azeite de oliva e o molho shoyo. Deixe o tofu no tempero por uns 15 minutos enquanto prepara o restante dos ingredientes.

Coloque a farinha de trigo em um prato fundo, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Faça o mesmo com a farinha panko ou de rosca em outro prato fundo. Pegue as fatias de tofu e passe primeiro na farinha de trigo  apertando bem para a farinha grudar nas fatias de tofu. Os temperos utilizados para marinar ajudam bastante para fazer com que a farinha grude bem no tofu. Faça a mesma coisa com a farinha de rosca, pressionando para grudar bem no tofu. Disponha os quadrados já empanados em um prato. Aqueça o óleo  e frite ate dourar dos dois lados. Retire da frigideira e coloque em papel toalha para absorver o excesso de óleo. Esta pronto, é só servir acompanhado de salada, arroz ou o que preferir. Fica muito gostoso mesmo.

Confira neste video o passo a passo para preparar esta deliciosa farinha. É muito mais fácil do que você imagina, rende muito e você pode fazer em maior quantidade e conservar no freezer. Panko significa migalhas ou farinha de pão na língua japonesa. É uma farinha mais leve e crocante do que a farinha de rosca tradicional sendo por isto perfeita para empanados em geral. Esta receita é apenas uma sugestão, use os ingredientes que você tem em casa e prepare o seu tofu empanado da maneira que preferir, temperando a seu gosto.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas