Arroz com Cogumelos e Abobrinhas

Written sexta-feira, 12 de outubro de 2012 | 18:54

Esta receita não é um risoto, apesar de eu ter usado arroz arbóreo. Eu chamo de "arroz com..." Muito fácil e rápido de preparar, além de permitir uma grande possibilidade de variações de sabores e cores. Com a mesma receita pode-se fazer pratos deliciosos apenas variando os ingredientes dos refogados e aproveitando o que você tem na geladeira. Garantia de sucesso sempre. Não tem erro, basta acertar o ponto dos refogados e ajustar os temperos antes de misturar o arroz e estará pronto para servir. Experimente e crie o seu "arroz com..." favorito. Você pode usar cogumelos desidratados caso não conseguir frescos.




 Serve 4 pessoas

INGREDIENTES

  • 1 1/2 xicaras de arroz arbóreo
  • 1 cebola media picada
  • 1 abobrinha verde cortada em cubinhos
  • 1 xicara de cogumelos frescos fatiados
  • salsa e cebolinha a vontade
  • sal e pimenta a gosto
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal


PREPARO

Coloque o arroz para cozinhar como costuma fazer normalmente. Enquanto isto prepare os outros ingredientes.

Em uma frigideira grande coloque 1 colher de óleo e deixe aquecer bem. Adicione as abobrinhas, abaixe o fogo e deixe refogar por uns 2 minutos mexendo sempre. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta. Não deixe cozinhar demais, o ponto ideal e "al dente". Desligue o fogo e remova as abobrinhas refogadas colocando em uma travessa e mantenha em lugar aquecido.

Na mesma frigideira coloque mais 2 colheres de óleo e refogue a cebola picada, tempere com um pouco de sal e deixe apurar ate que as cebolas fiquem transparentes comecando a ficar com uma cor dourada. Cuidado para nao deixar queimar.

(O segredo é aquecer bem o óleo (sem deixar queimar), jogar as cebolas no óleo quente e imediatamente abaixar o fogo deixando dourar até conseguir o ponto desejado).

Acrescente então a salsa e cebolinha picadas e deixe apurar mais um minutinho. Quando estiver pronto coloque no mesmo prato em que estão as abobrinhas e reserve em local aquecido.

Na mesma frigideira, coloque mais uma colher de óleo para refogar os cogumelos. Faca o mesmo processo anterior. Aqueça bem o óleo e jogue os cogumelos fatiados para saltear.  Abaixe o fogo e deixe dourar até que evapore o liquido que vai sair dos cogumelos durante o cozimento.


Tempere com uma pitadinha de sal. Quando estiverem douradinhos e secos, desligue o fogo traga a abobrinha e a cebola refogada para a frigideira misturando tudo delicadamente.

(Importante, faça isto com o fogo apagado. Não é necessário ligar novamente o fogo para não perder o ponto dos refogados).

A estas alturas o arroz devera deve estar cozido. Misture delicadamente os refogados ao arroz. Verifique o sal e sirva imediatamente acompanhado de salada de legumes e verduras de sua preferencia. 
O processo de preparo deste arroz permite inúmeras variações. Com a mesma receita pode-se fazer muitos pratos deliciosos variando os ingredientes dos refogados, temperando com ervas secas ou frescas, combinando ingredientes para testar novos sabores e usando o que você tem na geladeira. É garantia de sucesso sempre e não tem erro porque uma vez acertado o ponto dos refogados e ajustados os temperos, basta misturar ao arroz e estará pronto para servir.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas