Home » , , , , , , » Almôndegas de Grão de Bico com Molho de Tomates

Almôndegas de Grão de Bico com Molho de Tomates

Written quarta-feira, 24 de outubro de 2012 | 19:33

Deliciosas almôndegas de grão de bico com molho de tomates que eu servi com talharim. Fácil de fazer, rende muito e você pode fazer inúmeras variações de molhos e temperos ao seu gosto. Você pode fazer a mesma receita na versão sem glúten utilizando a mesma medida de farinhas sem glúten da sua preferencia. A farinha é apenas para dar a liga e consistência. As bolinhas ficaram verdes porque eu usei bastante salsa e cebolinha. Foi quase sem intenção, mas adorei o visual diferente, e o sabor então....


  
INGREDIENTES PARA AS ALMÔNDEGAS

  • xícaras de grão de bico cozido
  • 3 dentes de alho esmagados
  • 1/4 de xícara de salsa fresca picada
  • 1/4 de xícara de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de semente de gergelim 
  • 1/2 xícara de farinha de trigo comum
  • 1/2 xícara de farinha de rosca (farinha de pão)
  • 1 colher de sopa de salsinha desidratada  ou orégano (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
  • óleo vegetal


IMPORTANTE!

Eu usei grão de bico previamente cozido que estava na geladeira. Usei apenas os grãos, sem caldo. Acho que época  importante que o grão de bico esteja frio para que se obtenha um resultado melhor na consistência desta receita. De preferencia cozinhe o grão de bico em casa, não use enlatados. Evite o máximo possível usar alimentos processados. A sua saúde agradece!



PREPARO

Triture no processador o grão de bico, o alho, a salsa, a cebolinha e o gergelim. Não processe muito, deixe que fiquem pedaços pequenos de todos os ingredientes para que as bolinhas fiquem mais crocantes. Leve a mistura processada a uma bacia e misture as farinhas ate dar o ponto de poder modelar. Tempere com sal e pimenta a seu gosto e acrescente a salsinha desidratada. Você pode usar as ervas aromáticas de sua preferencia e temperar bem ao seu gosto. Siga as quantidades indicadas na receita e vais obter o ponto ideal para modelar as almôndegas. Caso ache necessário pode colocar mais um pouco de farinha, mas tome cuidado de ajustar o tempero para não perder os sabores e também para não fazer uma massa muito dura. Faça as bolinhas usando um pouco de farinha de trigo para poder modelar. Reserve.

Prepare uma assadeira retangular e unte bem com óleo. Disponha as almondegas na assadeira e depois regue com mais um pouco de óleo. Leve ao forno para assar em temperatura de mais ou menos 180C por uns 10 minutos. Vire as bolinhas com cuidado e deixe mais uns 10 minutos ou ate que estejam douradinhas. O importante é que as almôndegas fiquem firmes o suficiente porque você vai coloca-las para finalizar o cozimento no molho de tomates. Enquanto as almôndegas assam prepare o molho.




INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 3 dentes de alho esmagados
  • 4 tomates grandes bem maduros
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal




PREPARO

Este é um molho super simples e rápido de fazer que fica muito delicioso. Corte os tomates em cubinhos pequenos.

Se estiver utilizando tomates orgânicos, pode usar a pele. Caso contrario, remova a pele mantendo as sementes.

Aqueça o óleo em uma panela. Frite rapidamente o alho e adicione os tomates cortados em cubinhos. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar no próprio caldo. Abaixe o fogo. Não acrescente agua. Quando começar a ferver acrescente as almôndegas que foram previamente assadas e deixe cozinhar por uns 5 min. em fogo baixo, virando para não pegar no fundo da panela. Adicione então a salsinha desidratada, desligue o fogo e deixe por mais uns dois minutos antes de servir. Se você quiser pode colocar cebolinha verde picada sobre as almôndegas na hora de servir, ou decore a seu gosto.

Sirva com um macarrão de sua preferência. Eu cozinhei um talharim "grano duro" e temperei com salsinha desidratada, uma colher de requeijão vegano e pimenta preta moída na hora. Ficou uma delicia. Servi com salada de legumes e verduras.


Eu usei este requeijão porque tinha em casa e achei que ia dar um toque super especial ao talharim.  Não é necessário se preocupar com isto, caso você não queira ou não possa fazer. Tempere como quiser, o molho de tomates e as almondegas são suficientemente deliciosos. Não precisa mais nada para ser feliz com uma comidinha destas, a não ser uma salada.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas