Home » , , , , , , » Tofu ao Alho e Óleo com Cogumelos

Tofu ao Alho e Óleo com Cogumelos

Written segunda-feira, 17 de setembro de 2012 | 17:44


Tofu ao alho e óleo com iscas de cebola e cogumelos frescos, deliciosamente temperado com muita cebolinha verde. Ficou bom demais. Servi esta delicia com arroz e salada. Eu usei cogumelos frescos porque onde moro (Eua), os cogumelos são muito baratos e a variedade é muito grande. Na realidade eu comprei estes cogumelos pretos pela primeira vez. Já tinha experimentado e adorei o sabor. Mas esta foi a primeira vez que eu preparei em casa.





Caso você tenha dificuldade de encontrar cogumelos frescos, use desidratados. Caso não tiver estes também, prepare o tofu ao alho e óleo com os outros ingredientes, sem cogumelos. Se for utilizar cogumelos desidratados, não esqueça de colocar de molho em água quente para hidratar antes de começar a preparar a receita.

 Serve duas pessoas


INGREDIENTES

  • 1 tofu de 200g
  • 1 cebola media cortada em iscas grandes
  • 1/2 xícara de cogumelos frescos do tipo que preferir
  • 1/2 xícara de ervilhas tortas (opcional)
  • 4 dentes de alho grandes cortados em pedaços
  • molho shoyo ou tamari
  • 3 colheres de sopa óleo vegetal
  • azeite de oliva para marinar o tofu
  • cebolinha verde fresca picada
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Corte o tofu em pedaços de tamanho médio, coloque em um prato, tempere com sal e pimenta, regue com um pouco de azeite de oliva e molho shoyo. Deixe descansar enquanto prepara os outros ingredientes. Corte a cebola em iscas grandes, lave as ervilhas e remova os cabinhos. Lave os cogumelos e seque com papel toalha. Reserve.

Em uma frigideira grande aqueça 2 colheres de sopa de óleo e coloque o alho para dourar. Assim que colocar o alho abaixe o fogo. Tome cuidado para não queimar. Assim que começar a dourar, desligue o fogo e retire o alho da frigideira colocando em uma vasilha separada. Reserve.

Na mesma frigideira frite os pedaços de tofu no óleo em que fritou o alho. Coloque um pouco de shoyo a medida que o tofu vai refogando.  Deixe dourar mexendo com cuidado para não desmanchar. Devolva o alho frito a frigideira misturando delicadamente ao tofu. Transfira o tofu refogado para um prato refratário. Reserve.

Volte para a frigideira e coloque 1 colher de sopa de óleo, aqueça bem coloque as ervilhas para fritar temperando com uma pitadinha de sal. Abaixe o fogo e deixe a ervilha cozinhar por uns 3 minutos. Deixe fritar bem em fogo médio mexendo delicadamente. Acrescente as iscas de cebola e os cogumelos e deixe fritar junto com as ervilhas. Ajuste o tempero e deixe por mais uns 3 minutos até dourar bem.

Adicione o tofu que ficou reservado, misture delicadamente, abaixe o fogo e deixe por mais 1 minuto para reaquecer agregar os temperos. Desligue o fogo.

Na hora de servir adicione cebolinha verde fresca picada. Sirva com arroz de sua preferencia e uma salada fresca bem colorida. Também fica uma delicia com macarrão ou batatas ao vapor.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas