Risoto de Aspargos Frescos

Written segunda-feira, 30 de julho de 2012 | 20:13

Um dos primeiros risotos veganos que eu fiz. Ficou uma delicia. Um sabor leve, delicado e muito especial. Servi com uma salada mista de legumes e vegetais e abrimos uma garrafa de vinho tinto merlot para acompanhar.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 1 hora





INGREDIENTES


  • xícara de arroz arbóreo
  • 1/4 xícara de alho poro picado
  • 1 cebola media picada
  • xícara de talos de aspargos frescos picados
  • 2 1/2 xícaras de caldo de legumes ou água fervente
  • pontas de aspargos para decorar
  • 2 colheres sopa de óleo vegetal
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Comece preparando os aspargos. Separe as pontas e reserve para finalizar o risoto. Corte os talos em pequenos pedaços. Aqueça o óleo em uma panela grande e frite a cebola com o alho poro mexendo sempre. Adicione os talos de aspargo e deixe fritar um pouquinho junto com os temperos. Acrescente uma pitada de sal e em seguida coloque o arroz arbóreo mexa. Coloque o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. Você pode necessitar de mais ou menos caldo ou água fervente para o risoto. A medida sugerida seriam 2 1/2 xícaras, mas isto pode variar um pouco.

O caldo de legumes nesta receita é opcional, sendo apenas uma sugestão que pode ser modificada a seu critério e conforme os ingredientes que tiver disponíveis em casa. No caso de risotos pode ser utilizada água fervente se você não quiser ou não tiver tempo de preparar o caldo caseiro. Os temperos utilizados para o risoto são suficientes para dar muito sabor.

Quando o risoto estiver quase pronto, aqueça uma colher de sopa de óleo em uma frigideira para saltear as pontas dos aspargos e decorar o prato. Tempere com sal e pimenta do reino a seu gosto, e se desejar acrescente outro tempero. Este processo tem que ser bem rápido porque os aspargos ficam mais gostosos quando tenros. Se for necessário acrescente um pouquinho de água, mas não cozinhe demais. Desligue o fogo enquanto os aspargos ainda estiverem com uma cor verde escura.  A estas alturas o risoto já deverá estar pronto. Sirva imediatamente, decore o prato com as pontas de aspargo e sirva como preferir. Depois de servir no prato, se desejar você pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem, e pimenta do reino moída na hora.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas