ATUALIZAÇÃO 15/07/2013: Já faz quase 1 ano que escrevi este post e já apareceram novidades em relação aos queijos. Como vocês poderão ver abaixo, já temos uma linha de queijos sem lactose específico para o público de IL com 5 tipos de queijos diferentes. Conforme as novidades forem aparecendo, vou atualizando essa postagem, ok? ;)
Acredito que vocês já tenham ouvido falar que os queijos maturados tem a quantidade de lactose super reduzida por causa do processo de fabricação, certo?
Mas mesmo sabendo disso, eu fico insegura em comprar um queijo maturado qualquer e comer... preciso de algo que comprove que é sem lactose, precisa estar escrito, entende? É pura insegurança e medo de passar mal. Nesse tempo de blog já tive diversas conversar com diferentes leitores sobre os queijos e vejo essa insegurança em todos. Só quem sofre do problema e passa mal com as reações sabe que medo é esse.
Por esse motivo, todo queijo que tem na embalagem 'sem lactose' acaba fazendo sucesso entre a gente.
O problema é que existem empresas que não colocam essa informação na embalagem e ficamos sem ter a nossa comprovação, muitas vezes nos privamos de comer! Sabe o que devemos fazer? Entrar em contato com o SAC da empresa e perguntar se há disponível uma listagem com a quantidade de lactose presente nos queijos.
Exemplo de empresa que fornece essa listagem: Tirolez.
O interessante é que na listagem vem a seguinte informação:
- nome do produto
- porção
- medida caseira
- quantidade de lactose naquela porção.
Por exemplo, queijo muçarela, porção de 30 g, 1 fatia, tem N.D lactose. (N.D. = Não detectado). Ou seja, 1 fatia de 30 g é sem lactose. E 30 g é uma bela fatia.
Há 35 queijos na listagem e 23 deles são sem lactose.
O requeijão, porção de 30 g, equivalente a 1 1/2 colher de sopa tem 1,32% de lactose. Tenho certeza que muitos conseguem ingerir essa quantidade de lactose, outros não vão conseguir, mas pelo menos agora você está ciente da quantidade de lactose que existe no produto!
Viu a diferença?
Eu não vou publicar a listagem aqui porque pode ter alterações com o passar do tempo, então sempre peça uma nova listagem de tempos em tempos. (Isso aconteceu comigo, eu estava seguindo uma listagem antiga e minha amiga Carol pediu uma nova há algumas semanas atrás e algumas informações estavam diferentes)
A Tirolez tem distribuidores nos seguintes estados:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Brasília
- Ceará
Contato SAC: sac@tirolez.com.br - 0800.552035
Os queijos da Tirolez são super fáceis de encontrar, por aqui encontro até em padarias e o preço é ótimo.
Balkis é uma empresa que também oferece listagem (é informada a quantidade de lactose para cada 100 g de produto) e tem a vantagem de estar disponível no próprio site, não é preciso entrar em contato com o SAC. Para conferir, clique aqui.
ATUALIZAÇÃO: Recentemente a Balkis lançou a linha Sinlact com 5 opções de queijos sem lactose, incluindo espetinho de queijo coalho. Veja onde encontrar, clique aqui.
A mais conhecida de todas, Casa da Ovelha, que possui a vantagem de ter loja virtual com entrega para todo o Brasil. Para acessar a loja virtual, clique aqui.
Possui pontos de venda em 16 estados, veja aqui.
A Carnielli, produz um queijo tipo minas padrão sem lactose, entrega via sedex para localidades fora do Espírito Santo onde o prazo máximo é de 2 dias úteis para entrega. Diz no site que o queijo pode ser congelado, para maiores informações clique aqui. Nunca provei, mas tenho curiosidade...
Esses são alguns exemplos de empresas que fornecem queijos sem lactose. Entre em contato com a marca que você conhece e se informe. Muitas empresas tem listagem!
*Alérgicos à proteína do leite de vaca
Infelizmente as opções acima são somente para os intolerantes à lactose, os alérgicos à proteína do leite de vaca não podem consumir.
Para você que é alérgico, vou deixar duas dicas de queijos veganos. O único queijo vegano que eu provei foi o tofupiry, já publiquei a receita aqui no blog, lembra? Clique aqui para ver. Mas estou curiosa para provar os demais, vejam só:
Mandiokejo
É um pó preparado a partir de vegetais desidratados e gomas naturais, para usar é preciso colocar água e óleo. Acessem esse link com todas as informações, esse produto é super bem falado por vegetarianos e veganos.
Foto retirada do Blog Cozinha Sem Glúten e Sem Leite da Claudia Marcelino.
A Claudia Marcelino, autora do blog Cozinha Sem Glúten e Sem Leite publicou recentemente a receita de falsa ricota e também sugeriu a receita de queijo minas vegan e queijo branco vegan. Clique aqui para ler. As 3 receitas estão na mesma postagem.
_____________________________________________________________________
Tenho certeza que muitos serão beneficiados com a informação sobre a Tirolez, não é todo mundo que sabe e entre todos os queijos listados é sem dúvida o mais fácil de achar.
A primeira foto do post é de um queijo alemão sem lactose da marca Bergader que encontrei no mercadão de São Paulo. Só fiquei sabendo que era sem lactose por causa da embalagem de papelão. Fui conferir no site da empresa e todos os queijos da marca possuem menos de 0,1 % de lactose em cada 100 g de queijo. Assim que eu abrir, tiro fotos do interior do queijo e publico. *Atualização: veja as fotos e mais informações sobre o queijo clicando aqui.
Mas que fique claro que não é preciso gastar muito e nem ir atrás de queijos importados para conseguir comer queijo sem lactose.
Quem souber de mais empresas, por favor avise! Vamos fazer um banco de dados para benefício de todos!
Beijos! ;)
0 comentários :
Postar um comentário