Home » » Pãezinhos de Cebola Sem Lactose

Pãezinhos de Cebola Sem Lactose

Written domingo, 17 de junho de 2012 | 08:32


Olá queridos! 

Pãezinhos de cebola super fofos e quentinhos num final de tarde. Era tudo o que eu precisava nessa semana de provas que está me deixando de cabelos em pé!
A receita vem do Pecado da Gula, da querida Akemi. Também pudera... quem em sã consciência ao ver esta foto dos pãezinhos desfiando consegue não tomar nenhuma atitude??? :-o

A receita é fácil, naturalmente sem lactose, exige sim um pouco de paciência porque você vai precisar esperar os pães crescerem em determinados momentos, mas a espera compensa. Ah, se compensa! :)

Obs: fotos tiradas a noite = desastre. Vejam a real formosura desses pães nas fotos da Akemi!


Pão de Cebola (Sem Lactose)
Fonte: receita da querida Akemi, do pecaminoso Pecado da Gula.

2 ovos
3/4 xícara de óleo
1 colher de sobremesa rasa de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 1/2 xícara de água morna
1 cebola grande picada grosseiramente (usei uma pequena)
15 gramas de fermento seco para pão
cerca de 1 kg de farinha
gema para pincelar (opcional)
orégano para polvilhar (opcional)

1. Bata no liquidificador os ovos, óleo, sal, açúcar, água morna, cebola e o fermento. 
2. Coloque em uma bacia grande e adicione a farinha aos poucos, até que seja possível sovar na mesa. Pode ser que não seja necessário usar 1 kg de farinha, por isso coloque aos poucos e vá sentindo a massa.
3. Sove até a massa ficar lisa e elástica, modele no formato de uma bola e coloque em uma vasilha untada com óleo. Cubra com filme plástico e deixe descansar em local abafado (dentro do forno desligado, por exemplo) até dobrar de tamanho (cerca de 40 min).
4. Após o descanso, dê alguns soquinhos na massa para tirar o gás acumulado e vire a massa na mesa. Corte em porções menores e modele em bolinhas. Cubra com um pano de prato molhado e bem torcido por 10 minutos.
5. Amasse levemente e modele em bolinhas novamente dispondo em assadeira untada e enfarinhada. Cubra frouxamente com filme plástico e deixe descansar mais 30 minutos em local abafado. 
6. Pincele com gema e polvilho orégano (caso desejar) e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 30 a 40 minutos, depende do tamanho dos pães.
7. Deixe esfriar sobre uma grade. Assim que esfriar, guarde em saquinhos plásticos e consuma em 3 dias (se armazenado em temperatura ambiente) ou dentro de 1 semana (se mantido na geladeira).

Rendimento: consegui 16 pãezinhos.


Sabia que eu tenho mais 8 opções de receitas de pães aqui no blog? Vejam no índice, clicando aqui

Ótima semana a todos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas