Home » , , , , , » Bolo Salgado de Milho, Presunto e Queijo

Bolo Salgado de Milho, Presunto e Queijo

Written terça-feira, 26 de junho de 2012 | 13:29


Sempre me encanto com os pratos originais e belos que a Tânia, do Zakuskas, faz. Apaixonei-me imediatamente pelo seu Muffin Salgado com Farinha de Milho. Mas surgiu um pequeno problema: não tenho forminhas para muffin. Então decidi fazer a receita numa assadeira retangular, cortar em quadradinhos e servi-los individualmente sobre uma base de papel celofane (foto 1). Achei que ficou legal assim, e todo mundo achou-os mimosos, especialmente porque ninguém tinha visto os lindos Muffins da Tânia... Quanto ao sabor, posso garantir, ficou maravilhoso.

Se você der uma passadinha pelo Zakuskas, -- e aconselho, não deixe de ir--, vai ficar enfeitiçado(a) com as delícias que saem das mãos abençoadas da Tânia. Vá lá e depois me conte, sim?

Ingredientes (Receita Duplicada) *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
Ingredientes Secos
1. 2 xícaras de chá de farinha de milho passadas pela peneira (244g)*
2. 1 ½  xícara de chá de farinha de trigo (165g)
3. 1 ½  xícara de salsa picadinha (era cebolinha)
4. 6 tomates secos, em azeite, picadinhos (50g) (eram desidratados)
5. 1 colher de chá rasa sal (colher de 2,5ml)
6. 1 colher de sopa rasa de orégano 
7. 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó

8. 2 xícaras de chá de presunto fatiado picado (250g) (usei de peru) 
9. 2 xícaras de chá de queijo Prato Regina ralado grosso (200g)  (era queijo picado)

Ingredientes Líquidos
1. 2 ovos  médios
2. 2 xícaras de chá de leite (380ml)
3. 6 colheres de sopa de manteiga (ou margarina) (120g)

Preparo
1. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular média de 33x24x5cm (0u de 35x22x3,5cm).

2. Pique a salsa, os tomates secos e o presunto; rale o queijo. Passe a farinha de milho no liquidificador e depois peneire. Desmanche com os dedos os farelos mais grossos que ficarem no fundo da peneira e peneire-os. Descarte os farelos grossos que ficarem na peneira (cerca de 3g). RESERVE.

3. Acenda o forno a 220º.

4. Coloque os ingredientes secos 1 a 7 numa tigela e misture. RESERVE.

5. Na batedeira, na velocidade 1: Bata os ovos somente para misturar as claras e gemas, acrescente o leite e a manteiga e bata apenas para agregá-los. Adicione esta mistura aos ingredientes secos e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Por último, junte o presunto picado e o queijo ralado. PROVE o SAL e veja se é preciso acrescentar mais (não acrescentei).

6. Verta a massa na forma e leve para assar por mais ou menos 40 minutos ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Gire a parte da frente da forma pra trás aos 30 minutos, que é para corar por igual (se usar fogão a gás). Quando retirar, ponha sobre uma grade, deixe amornar uns 15 minutos e desenforme duas vezes para ficar com a parte corada para cima: a primeira, numa bandeja retangular média e a segunda, no prato de servir. Sirva em seguida, inteiro (foto 2) ou cortado em quadradinhos e decorado com folhinhas de salsa (foto 1). E delicie-se junto aos seus familiares e/ou amigos!

*Usei Vitamilho por ser mais fácil de encontrar e de alguém repetir a receita. Gosto mais do Kimilho da Yoki, contudo, só encontro no Pão de Açúcar, e nem sempre!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas