Torta de Maçã Fácil

Written domingo, 18 de março de 2012 | 07:16

 
Esta tortinha é qualquer coisa de especial, de deliciosa. O único senão que tenho a fazer devo à minha própria credulidade (nome bonito que dou à minha burrice), pois cri totalmente na ordem de preparo que estava na receita original e, como se usa vulgar e chulamente, “lasquei-me de banda a banda”.  A ordem do preparo era: 1) massa; 2) cobertura; 3) e recheio. ERRADO, claro, mas a “boneca” não raciocinou. Para piorar, fiz a torta num domingo à tarde, portanto, nada de funcionária para dar uma mãozinha na lavagem e limpeza. É, gastei exatamente 6 horas para terminar tudo. Quando coloquei a torta pronta na geladeira e olhei a bagunça e a sujeira da cozinha, tive vontade de sentar no chão e chorar... e também de alterar o nome da receita para Torta de maçã Fácil e Demoradíssima!!!

Mas como sou otimista de carteirinha e tenho um elevado nível de auto-engano (Darwin explica*), atribuí a culpa de tudo à minha ingenuidade/credulidade, sentei-me no computador e consertei a ordem do preparo, já que em todas as minhas receitas com papa de leite condensado e creme de leite, ela é feita antes da cobertura, exatamente por ser a etapa que leva mais tempo para esfriar. 

Ontem, repeti a receita e o tempo foi incomparavelmente menor. Então, fique tranqüilo(a) que a sua tortinha vai ser fácil e relativamente rápida: um legítimo regalo principesco!


*Falando sério, assisti à palestra de um psicólogo na Unifor (Universidade de Fortaleza) -- quando lá fiz dois semestres de Psicologia nos idos de 2006— sobre a necessidade primordial do auto-engano para a nossa sobrevivência. Ele mostrou então o livro Por que Mentimos, do David J. Smith, recomendando-o aos alunos. Comprei-o e achei-o maravilhoso. Classifico-o como um dos meus melhores livros.

Sinceramente, se você gosta de saber um pouquinho sobre os recursos psicológicos que empregamos para viver melhor, leia o livro, que vale a pena. O linguajar é simples e o livro, muito bem escrito. Interessantíssimo!

Créditos: Baseada na receita de Torta Fácil de Maçã, Guia de Receitas Extra, Ano 5, nº 10, 2012, p. 84. 

 
Ingredientes *Xícara de chá: 190ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
Massa
1. 330g de biscoito de chocolate sem recheio (usei Marilan)
2. 150g de manteiga do tipo mais consistente (usei Itacolomy) 

Cobertura (doce de maçã + passas)
1. 4-5 maçãs grandes (1kg) descascadas e cortadas em cubos 
2. ½ xícara de chá de açúcar refinado (75g)
3. 1 colher de sopa rasa de canela em pó*

4. 5 colheres de sopa de água filtrada

6. 1 xícara de chá de água filtrada
7. 70g de passas pretas sem sementes (acrescentei)

5. Açúcar e canela em pó para polvilhar (opcional)** 

Recheio   
1. 1 lata de leite condensado
2. 1 xícara de leite (190ml)
3. 2 colheres de chá de essência de baunilha (5ml)
4. 2 colheres de sopa rasas de maisena
5. 3 gemas PENEIRADAS

6. 1 lata de creme de leite COM soro
7. 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)

Preparo
Massa
1. Coloque metade dos biscoitos no processador*** montado com a lâmina de cortar de metal. Ligue o pulsar e triture os biscoitos para reduzir o volume. Acrescente a outra metade e triture até ficar uma farofa fina. Transfira para uma tigela. 

2. Adicione a manteiga aos biscoitos triturados. Misture inicialmente com uma colher e depois com as mãos, até obter uma farofa úmida e que tenha uma liga razoável (para saber se obteve o ponto certo, aperte com a mão um bocado da farofa e verá que ela formará um bolinho de massa). 

3. Acenda o forno a 220º.

4. Divida a massa em duas partes: metade para o fundo da forma e metade para a parede vertical ou lateral. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de abrir ou de fundo falso de 22x5cm (usei de abrir de 22x6cm, da Fuca) com a farofa do item 2 – faça isso com cuidado e paciência utilizando as mãos e as costas de uma colher de sopa. Deixe a parede vertical com 4cm de altura. Regularize a borda da massa com ajuda das costa de uma colher e dos  dedos. Faça alguns furos, delicadamente, com um garfo de sobremesa, tanto no fundo como parede vertical da massa para saírem as bolhas de ar. Leve para assar durante 20-25 minutos ou até corar a borda. Quando retirar, regularize a massa com as costas de uma colher de sopa para alisar as partes que ficam abauladas por bolhas de ar. RESERVE

Recheio
No liquidificador: ponha o leite condensado, o leite, a baunilha e a maisena. Peneire as gemas diretamente no liquidificador****e bata até obter uma mistura homogênea. Coloque em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até ferver. Abaixe o fogo e mexa sempre até engrossar (não deixei ficar muito grosso porque ainda tinha a gelatina para firmar e aprecio o creme mais mole). Adicione o creme de leite e a gelatina dissolvida conforme instruções da embalagem e misture. Mexa de vez quando para evitar criar aquela película endurecida na superfície do creme. Quando amornar, cubra a boca da panela com filme de PVC (evita a formação de película) e deixe num local ventilado para esfriar mais rápido.

Cobertura (doce de maçã + passas)
1. Descasque as maçãs e corte em cubos de 1,5cm. Em uma panela de 20cm de diâmetro, inicialmente em fogo médio e depois em fogo baixo, cozinhe a maçã com o açúcar até ficar macia (cerca de 30 minutos), mexendo de vez em quando. Apague o fogo, adicione a canela e misture bem. Retire 2 xícaras de chá desse doce de maçã em cubos: 1) reserve uma xícara para a decoração; 2) ponha a outra xícara num prato, amasse com um garfo e bata  no liquidificador com 5 as colheres de sopa de água filtrada, usando a função pulsar diversas vezes e mexendo com uma colher a cada parada. Repita este procedimento até obter um purê (deu um bom trabalhinho e ainda assim o purê não ficou bem liso. É melhor usar o processador). Misture esse purê com o doce de maçã em cubos que ficou na panela. Aguarde esfriar. RESERVE.

2. Num papeiro, coloque 1 xícara de água filtrada e deixe esquentar até o ponto em que ainda seja suportável pela mão. Apague o fogo, ponha as passas de molho na água quente por 5 minutos e deixe escorrendo numa peneira até o momento de utilizar. 

Montagem
Despeje o creme frio sobre a massa de biscoito assada e leve à geladeira durante 1 hora ou até firmar um pouco a superfície.  Cubra então com a mistura de doce de maçã/purê que ficou na panela. Espalhe por cima as maçãs da xícara reservada para a decoração. Se gostar, polvilhe com açúcar misturado com canela. Distribua então as passas da maneira que achar mais bonita e leve à geladeira por 4 horas. Retire o aro da forma e transfira a torta para o prato de servir usando uma placa salva bolo ou uma faca de carne*****. Pode servir e se deleitar com o prazer estampado no seu rosto e nos dos sortudos que ganharem um pedaço...


*Era ½ colher de sopa de canela, no entanto, uso 1 colher de sopa porque a canela que sempre encontro aqui em Fortaleza tem sabor muito fraco.

**Não uso polvilhar com açúcar e canela porque o açúcar, mesmo de confeiteiro, range nos meus dentes e eu não gosto desta sensação, enquanto o pó da canela, se não incorporar à maçã, é-me extremamente desagradável.

***Se usar liquidificador, divida os biscoitos em 3 porções e triture cada uma delas, separadamente. Fica bem mais fácil.

****Objetivo: retirar as peles das gemas, para não darem mau cheiro e mau gosto ao creme.

*****Para não arriscar quebrar a massa de biscoito, levo a torta, ainda na forma, ao freezer por 15 minutos. A massa ligeiramente congelada fica bem durinha; então retiro o aro removível, passo uma faca grande de carne por baixo da torta, para soltá-la da base da forma, e transfiro-o facilmente para o prato de servir.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas