Home » » Iogurte de Soja Caseiro Sem Lactose

Iogurte de Soja Caseiro Sem Lactose

Written terça-feira, 28 de dezembro de 2010 | 09:10



Como falei no twitter (@diariolactose), aqui vai o post sobre iogurte de soja caseiro. Simples e fácil de fazer, o iogurte de soja caseiro é gostoso, mais barato e tem um ótimo ponto positivo: você pode preparar iogurtes do sabor que desejar, usando a criatividade (o risco de enjoar do sabor é bem menor).

Demorei a postar sobre o iogurte porque estava fazendo alguns testes. Depois de fazer de várias maneiras, achei o jeito que fica melhor para mim. Vou explicar direitinho para vocês.


Iogurte Caseiro de Soja Sem Lactose

1 litro de leite de soja
1 sachê de fermento para iogurte (usei este aqui)
1 colher de chá de ágar-ágar*  (opcional – usado para dar consistência, veja outras formas de dar consistência nas explicações abaixo)
3 c. sopa de açúcar para potencializar a fermentação - dica do leitor Paulo Emmer.

*gelatina de algas, encontrado em casa de produtos naturais.
 
1. Se você tem termômetro culinário, é só aquecer o leite de soja até chegar a 45 graus.
Se não tem termômetro, ferva 400 ml do leite e misture com os outros 600 ml a temperatura ambiente. Você deverá conseguir mergulhar o seu dedo no leite e deixá-los ali por 10 segundos sem se queimar. Acrescente o açúcar.
2. Misture muito bem o fermento para iogurte no leite de soja.
3. Dissolva o ágar-ágar em um pouco do leite quente e despeje no restante da mistura leite e fermento, mexa bem.
4. Despeje a mistura em potinhos pequenos ou em um pote grande (potes podem ser de vidro ou de plástico grosso) devidamente higienizados.
5. Envolva os potes em um pano de prato e guarde-os em uma sacola térmica.
6. Deixe repousar em lugar quente, por exemplo, dentro do forno desligado ou dentro do forno microondas, de 4 a 6 horas (tempo recomendado pelo fabricante do fermento para iogurte).
7. Após este tempo, coloque-o na geladeira.

Tem durabilidade de 1 semana. O iogurte deverá ficar como o da foto: liso e consistente, se utilizado o ágar-ágar.

*Atualização: já é possível encontrar no Brasil o leite de vaca zero lactose das marcas Piracanjuba e Tirol. Vocês podem fazer o iogurte utilizando esse leite, porém acrescente 3 colheres de sopa de açúcar por litro (dica do leitor Paulo Emmer).

(Detalhe para o soro que é formado)

Consistência:
O iogurte de soja não fica cremoso como o iogurte feito a base de leite.
Além do ágar-ágar, pode-se usar também o amido de milho ou leite de soja em pó para dar consistência.
Eu testei com o leite de soja em pó (2 colheres de sopa) e achei horroroso. O gosto da soja fica muito pronunciado.
Se quiser usar o amido de milho, misture 1 colher de sopa ao leite ainda frio (não se esqueça de dissolvê-lo antes em um potinho separado para não ficar gruminhos) e prepare-o conforme a explicação acima.

Acidez e Soro:
Quanto mais tempo você deixar o iogurte fermentando, mais soro ele vai gerar e mais ácido vai ficar. 
Eu coloco o meu iogurte na geladeira depois de 5 horas de fermentação. Na minha opinião, é o tempo perfeito: não fica com muito soro e o nível de acidez fica muito bom. (O iogurte da foto foi deixado em fermentação por 5 horas).

Fermento:
Quem tem intolerância à lactose muito forte ou é alérgico ao leite deve usar o fermento para iogurte, que não contém lactose ou traços de leite.
Se você tolera um pouco de lactose, você pode utilizar um pote de iogurte natural para fazer a fermentação, é só utilizar o pote de iogurte no lugar do fermento.

Reutilização do iogurte
Muitas pessoas reutilizam um pouco do iogurte produzido para fazer uma nova produção.
No site do fermento diz que não é recomendada essa reutilização porque segundo eles, o fermento foi feito para 1 litro de iogurte e que se houver a reutilização, ele perderá as suas propriedades probióticas.
Quem utiliza o potinho de iogurte natural também costuma reutilizar.
Algumas pessoas dizem que essa história de perder as propriedades é lenda... Se é lenda ou não eu sinceramente não sei.
Então faço o seguinte: se tenho fermento em casa, fabrico meus iogurtes com eles. Se não tenho, não deixo de fazê-los por causa disso. Reutilizo o iogurte anterior, ciente de que poderei estar consumindo um iogurte não tão rico.
Para reutilizar o iogurte feito com fermento, utilize 4 colheres de sopa do iogurte anterior (feito no máximo a 3 dias), siga a receita normalmente e coloque as colheres de sopa no lugar do fermento.

Dando sabor ao iogurte:
O ideal é que você coloque o sabor que quiser na hora de consumi-lo.
Se usar frutas frescas, pique-as na hora e misture ao iogurte. Se você fizer isso com antecedência, as frutas soltarão um pouco água e o iogurte ficará mais líquido.
Você pode adicionar açúcar, mel, maple syrup, frutas secas, frutas em calda, pedacinhos de nozes, avelãs, castanhas do pará e mais o que quiser, porém tudo na hora em que for consumir.
Eu costumo adicionar junto com as frutas 1 colher de sopa de flocos de quinoa, flocos de amaranto ou granola, vou variando, um a cada dia da semana. Não costumo adoçar, já que o leite de soja industrializado já contém açúcar.

Higiene:
Lave muito bem todos os utensílios para fazer o iogurte, não deixe resíduos, escalde os potinhos, tenha o máximo de cuidado.
Se esse cuidado não for tomado, isso poderá interferir no resultado final. O iogurte poderá, por exemplo, não coagular ou ficar com bolhas de ar.

Iogurteira:
Como vocês podem ver, não é necessário o uso da iogurteira. Eu penso em futuramente comprar uma iogurteira elétrica para não ter o trabalho de ficar aquecendo o leite (apesar de que esse “trabalho” dura 5 minutos e é feito uma vez por semana, hehe).
Cabe a cada um julgar até que ponto é bom adquirir uma. Por enquanto, estou muito bem com a minha sacola térmica.

E não tem desculpa para deixar de fazer os iogurtes alegando ausência da iogurteira hein!
Se você consome bastante iogurte assim como eu, você vai sentir a diferença no bolso, realmente é muito mais barato fazê-lo em casa.

Se alguém ficar com alguma dúvida, deixe um comentário ou mande um e-mail (contato@diariosemlactose.com).

Bjos! =)

(ao fundo: granola de chocolate e coco e fibra de maracujá; a frente: flocos de quinoa e flocos de amaranto)

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas