Home » , , , » Quiche de Champignon e Presunto

Quiche de Champignon e Presunto

Written terça-feira, 20 de abril de 2010 | 22:36

Muitas pessoas pensam que a gente morre quando as funções vitais se esvaem. Eu acredito que a gente morre, “vivinho da silva”, quando perde o interesse de aprender e melhorar, seja o que for.

É por isto que vivo a modificar as receitas, tentando aperfeiçoá-las – medo dos tapurus psicológicos, pode ter certeza. --A massa desta quiche, quando usei na Quiche de Palmito, Presunto e Mussarela soube-me gostosinha, mas não deliciosa, porque um tanto rígida e sem sabor. Então resolvi aumentar 25g de manteiga e uma gema de ovo. Agora, sim, ficou na textura certa e no sabor ótimo: crocante e com um paladar de manteiga no ponto exato. Amei!

Minha funcionária, vez por outra, pergunta: “ainda está testando esta receita”? Tenho vontade de contar-lhe o que Thomas Edison disse quando sua equipe perguntou-lhe se ele não se sentia derrotado por ter tido mil insucessos ao tentar fazer uma lâmpada. Ele respondeu-lha: “Não, não me sinto fracassado. Testamos mil maneiras diferentes de como não fazer uma lâmpada”. -- Será que ela entenderia? Adendo: no teste 1043 ele obteve sucesso.


Voltando à quiche: gostei demais dela. Muito delicada, muito fina. Até C. -- meu amor – que não é grande apreciador de champignons, elogiou. Fiquei muito feliz com o resultado!

Créditos da massa: Blog Panelinha. É uma delícia passear por lá. Tem cada receita... Créditos do recheio: revista Receitas de Sucesso - Tortas Salgadas - Ano 1, nº3, p.14. É claro que fiz modificações em ambos, pois adoro as comidas do meu jeitinho. Ah, sim, também não me incomodo que mudem as minhas receitas. Fique à vontade para fazê-lo, está bem?


Ingredientes *Colher de chá: 2,5ml *Colher de sopa: 15ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas

Massa

1. 250g de farinha de trigo

2. 150g de manteiga

3. 1 ovo

4. 1 gema

5. 1 colher de sopa de água

6. 1/3 de colher de chá de sal

Recheio (ingredientes em temperatura ambiente)

1. 1 colher de sopa de manteiga

2. 200g de champignons fatiados

3. 200g de presunto de peru fatiado e picado (ou presunto cozido, se preferir)

4. 1 lata de creme de leite SEM soro

5. 2 ovos

6. 1 pitada de pimenta do reino

7. 1 colher de café de noz-moscada

8. Queijo parmesão para polvilhar

Preparo

Massa

1. Ponha os ingredientes 1 a 6 numa tigela e misture tudo com as mãos, amassando sem muita delicadeza -- pois não é massa podre --, mas sem exagerar, para não sovar a massa.

2. Leve a massa para gelar por 30 minutos enrolada em filme de PVC ou saco plástico hermético.

Recheio

1. Esquente a manteiga e frite por 2 minutos os champignons. Deixe amornar. Numa tigela ponha os champignons fritos e acrescente os ingredientes 3 a 7 e misture bem. RESERVE.

Montagem

1. Após os 30 minutos de gelar a massa: acenda o forno a 235º.

2. Com as mãos, espalhe a massa no fundo e nas laterais de uma forma de quiche de fundo removível de 25x3cm.

3. Despeje o recheio sobre a massa, regularize-o com uma colher de sopa, polvilhe o parmesão ralado e leve para assar por aproximadamente 35-40minutos ou até corar a borda. Aos 25 minutos, gire a parte da frente da forma para trás com ajuda de dois garfos engatados nas canaletas da mesma: um empurrando para trás e outro puxando pra frente a forma. Objetivo: corar por igual. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade. Desenforme com ajuda de uma placa salva-bolo*. Sirva morna com carnes, ou fria com saladas.

*A minha placa salva-bolo veio sem cabo. Nestas lojinhas que consertam panelas, meu amor – um homem cheio de idéias ótimas e que adora ajudar-me – mandou colocar no salva-bolo um cabo de panela pregado com arrebites, inclinado cerca de 30º para cima. O cabo, para mim, facilita muito na hora de tirar a torta/quiche da base da forma e também no momento de transferi-la para o prato de servir. Para quem estiver interessado, comprei no site Ponto das Padarias. O tamanho ideal é de 30cm de diâmetro, mas, como não tinha, comprei de 35cm e me “quebra um galho” danado.

Obs.: Vi em várias receitas que o ideal era impermeabilizar a massa crua, após espalhar na forma, pincelando-a com uma clara e levando para gelar por 15 minutos. Fiz isto nesta quiche e simplesmente não aconteceu nada de diferente: a massa continuou a ficar cozida e não, assada, no local do recheio. Se o segredo é assar 10-15 minutinhos e só depois colocar o recheio, ainda não testei. Testei esta técnica com um empadão e o resultado foi uma bela droga, a tampa crua não pregou na massa semi-assada. Percalços de cozinheira...

------------------------------------------------------------------------------------------------

Garotas, quero, com toda a força de minh'alma agradecer as palavras de apoio, as orações, as esperanças de tudo passar na vida, a força e o estímulo para continuar lutando para melhorar e voltar à vida e ao seio desta nossa comunidade culinária, que tanto amo. Obrigada demais.

Estou quase ótima. As dores do corpo quase não existem, a minha energia vital está voltando e a alegria, que mora num localzinho especial de meu peito, está mostrando suas primeiras flores. É a vida superando suas dores e fazendo-nos crer no milagre da sua ressurreição primaveril...

Meu afeto, um abraço imenso e um beijo irmão e amigo para todas vocês, Laura Lucia

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas