Creme de Frango com Aspargo

Written sábado, 12 de dezembro de 2009 | 22:46

Este Creme de Frango com Aspargo é tão fantástico que, embora eu venere creme de frango, nenhum -- para mim -- chega aos pés dele. É uma das mais saborosas receitas da mamãe, à qual adoro recorrer, pois é fácil, rápida e todo mundo gosta, elogia e come feito animal. E eu fico toda “pábula”... (esta é do tempo da minha bisavó e do Machado de Assis, mas é bela, não? Tenho outra, do tempo do cão, que anda na ponta da agulha. Qualquer dia sai; me aguarde).

Preciso dizer que aqui registrei apenas meia receita. Já falei anteriormente que mamãe é filha de portugueses, cuja abundância à mesa sempre foi a norma da casa. De modo que ela sempre fazia dois “pirex” (atualmente, marinex), quer tivesse ou não visitas. Se sobrasse, no dia seguinte, lá vinha pra mesa o já-te-conheço... E era maravilhoso!
Ingredientes * Xícara: 190ml *Copo: 185ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Para temperar o frango de véspera
1. 1 frango de 2kg cortado nas juntas
2. 3 dentes de alho espremidos
3. Sal a gosto
4. Pimenta do reino em pó a gosto
5. Duas pitadas de coloral
6. 3 folhas de louro médias cortadas ao meio

Refogado do frango
1. 1 colher de sobremesa de óleo
2. 3 dentes de alho espremidos
3. 1 cebola média cortada em rodelas
4. 1 pimentão médio cortado em rodelas
5. 3 tomates médios cortados em rodelas
6. 1 copo de água

Creme
1. Caldo e refogado do frango
2. 1 ½ copo de leite
3. 1/3 de xícara de chá + 1 colher de sopa rasa de farinha trigo (45g)
4. Água do aspargo

5. 60g de manteiga
6. 1 lata de creme de leite com soro
7. Frango desfiado
8. 1/3 de pacote grande de queijo parmesão ralado (35g)
9. 1 vidro grande de aspargos (330g)* – Reserve a água

10. 1/3 de pacote grande de queijo parmesão ralado para polvilhar (35g)

Preparo
1. Na véspera: Tempere o frango com os ingredientes 2 a 6. Deixe na geladeira.

2. No dia: Esquente o óleo e frite o alho até dourar. Acrescente a cebola e o pimentão; frite bem. Por último, frite os tomates até quase desmanchar. Acrescente o frango cortado nas juntas, refogue um pouco, adicione a água e dê uma mexida. Espere ferver e tampe a panela. Deixe cozinhar por 55 minutos após começar a fervura, ou até o frango ficar macio.

3. Unte com manteiga um marinex retangular médio de 30x20x4cm. RESERVE.

4. Retire os pedaços de frango com uma escumadeira, sem o caldo/refogado, ponha-os espalhados numa assadeira grande e deixe amornar. Desfie em pedaços médios. RESERVE.

5. Enquanto espera o frango amornar: retire a água dos aspargos e coloque num recipiente. Corte os aspargos em pedaços de 2cm usando uma faca bem amolada. RESERVE.

6. Após desfiar o frango: descarte os 6 pedaços de folha de louro do caldo/refogado e ponha-o no liquidificador. Acrescente o leite, a farinha de trigo e a água do aspargo. Bata bem. Peneire e ponha numa panela grande. Leve ao fogo alto até ferver e engrossar, mexendo sempre (veja Dica, no rodapé). Abaixe o fogo e deixe ferver 3 minutos para cozinhar a farinha de trigo, sempre mexendo. Apague o fogo.

7. Acenda o forno a forno a 250º.

8. Acrescente a manteiga e o creme de leite com soro ao creme da panela. Misture bem. Adicione o frango desfiado e misture. Ponha o queijo parmesão, mexa bem. Acerte o sal, lembrando que ainda vai ter o queijo parmesão polvilhado. Acrescente os aspargos cortados e misture delicadamente para não esmagá-los. Verta no marinex, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno para gratinar por 20-25 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco e empadão de queijo. Fica um trio muito harmônico.

*Obs.: a boa qualidade do aspargo é essencial para que o creme fique realmente saboroso.

Dica: A espessura final do creme, na etapa 6 do preparo, depende do frango soltar mais, ou menos, água: o frango resfriado solta mais água, enquanto o congelado solta menos. Se você achar que o creme está muito grosso, ponha um pouco mais de leite. E se estiver muito fino, acrescente um pouquinho de farinha de trigo.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas