Torta de Cebola da Mamãe

Written quarta-feira, 25 de novembro de 2009 | 00:07

Na nossa família, a Torta de Cebola é uma das receitas mais famosas da mamãe. E, com razão, porque é gostosíssima e muito fácil de fazer. Nada de rolo para abrir massa! Ela é espalhada com as mãos diretamente no marinex.

Não sou de comer muito, mas quando faço esta torta, sou eu quem mais come. Aprecio-a imensamente. A cebola passada na manteiga perde aquele paladar forte e ácido e, associada ao queijo parmesão, fica com um sabor extraordinário. Espero que você também goste.
Ingredientes *Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Massa
1. 3 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
2. 2 ½ colheres de sopa de fermento em pó
3. 1 ½ colher de chá de sal
4. 3 gemas
5. 150g de manteiga
6. 150g de margarina
7. 6 colheres de sopa de leite gelado

8. 2 gemas para pincelar

Recheio
. 1kg de cebola (eram 750g, mas prefiro com mais cebola)
. 1 colher de sopa bem cheia de manteiga

. 150g de queijo parmesão ralado para polvilhar (uso Vigor; é menos salgado)

Preparo
1. Descasque as cebolas e fatie em rodelas finas com uma faca de cozinha bem amolada. Ou use o processador com a lâmina de fatiar: corte as cebolas em 4 partes, colocando cada quarto, em pé, no tubo, e processando. RESERVE.

2. Peneire numa tigela funda somente 3 xícaras de farinha de trigo e o fermento. Misture bem. Abra um buraco no meio da farinha e acrescente os ingredientes 3 a 7. Misture inicialmente com uma colher de sopa e depois com as pontas dos dedos, delicadamente. Acrescente, aos poucos, a ½ xícara de farinha de trigo restante até que dê o ponto para espalhar no marinex. Se necessário, ponha um pouco mais de farinha de trigo. Deixe descansar ½ hora. Aproveite para fazer a etapa 3.

3. Numa panela bem grande esquente a manteiga e coloque as rodelas de cebola para refogar até ficarem transparentes, mas sem ficarem moles demais (objetivo: tirar a acidez). Espalhe as cebolas refogadas numa assadeira grande para esfriar e não cozinhar a massa.

4. Após a meia hora de descanso da massa: separe-a em duas porções iguais. Roube 1/5 de uma das massas e acrescente àquela que vai forrar a forma. Forre, com as mãos, um marinex retangular grande de 35x22x4cm com a parte maior da massa (não precisa untar). Distribua a cebola com ajuda de uma colher de sopa e polvilhe-a com o queijo parmesão.

5. Acenda o forno a 235º.

6. Com a parte menor da massa, faça rolinhos um pouco menor que 1cm de diâmetro em cima de uma bancada ligeiramente enfarinhada -- passe a mão para retirar o excesso de farinha --, e coloque o primeiro rolinho inclinado a 20-30º, cruzando o centro do marinex. Ponha os outros rolinhos paralelos a este e eqüidistantes entre si, em toda a extensão do marinex. Quando terminar, repita o processo, inclinando agora os rolinhos para o lado oposto, de forma a ficarem cruzados com os primeiros (veja foto 2). Se sobrar massa, faça bolinhas e ponha-as no centro da torta. Pincele com gema os rolinhos e as bolinhas de massa.

7. Leve para assar por 25 minutos ou até corar ligeiramente. Vire a parte de trás do marinex para frente aos 20 minutos, para corar por igual. Quando retirar do forno, ponha em cima de uma grade para amornar. Sirva quente ou fria. É excelente acompanhamento para carnes ou peixes assados.

Dica: se preferir a massa menos quebradiça, use somente 2 colheres de sopa de fermento em pó.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas