Bolo de Chocolate Molhadinho

Written segunda-feira, 2 de novembro de 2009 | 02:00

Imagine a delícia das delícias! Pois é! Está aqui mesmo neste bolinho de chocolate ultramolhado. O melhor de todos os bolos fofos de chocolate que já provei. Qualquer coisa de divino, de sonho... E ainda por cima, de liquidificador!
A receita está na revista Guia da Cozinha, Ano 5, nº54, p.11. Não mudei nadinha: está perfeita.

Ofereço esta receita, de todo coração, a Elke, que foi quem fez meu blog e o deixou com esta carinha linda, que todo mundo gosta e admira.

Para quem não conhece ainda, a Elke, dona do blog Templates e Acessórios, faz exatamente templates e acessórios para blogs. Para os leigos em computação, significa que ela faz tudo de um blog, com exceção das publicações. Enfim, ela é uma artista que cria o modelo (template), o visual de um blog e todas as ferramentas necessárias para que as pessoas naveguem nele.

É um trabalhão! E exige, além de profundos conhecimentos em informática, o dom da criatividade, que ela tem de sobra.

Meu blog é o exemplo vivo da competência da Elke. Eu não sei nada de informática. Só sei cozinhar, tirar fotos e postar as receitas. Todo o resto é fruto do trabalho dela, que se esmerou na arte de fazer o template, compor o visual e torná-lo simples e fácil de navegar.

E sou eu quem recebe os elogios, já pensou?

Bem, Elke, desejo-lhe muito sucesso e que a vida lhe seja pródiga em amor e alegrias. Mil vezes obrigada e o meu fraterno abraço para você, Laura Lucia
Ingredientes * Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Massa
1. 200g manteiga
2. 1 ½ xícara de chá de açúcar

3. 1 xícara de chá de leite
4. 2 xícaras de chá de chocolate em pó (175g) (uso Nestlé)
5. 3 ovos médios
6. 1 xícara de chá de farinha de trigo
7. 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura
1. 1 lata de leite condensado
2. 1 ½ xícara de chá de chocolate em pó (130g)
3. 1 xícara de chá de leite
4. 1 colher de sobremesa bem cheia de margarina (40g)

Preparo
Massa
1. Derreta a manteiga e deixe amornar. RESERVE.

2. Acenda o forno a 235º.

3. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma retangular pequena de 30x2ox3,5cm.

4. No liquidificador: bata a manteiga e o açúcar por três minutos. Desligue 1 minuto. Acrescente um a um os ingredientes 3 a 7 e bata até ficar homogêneo.

5. Despeje na forma. Dê umas batidinhas leves na forma em cima da bancada para saírem as bolhas de ar. Leve para assar por 25-28 minutos até que o palito saia ligeiramente melado de massa. Gire a forma para frente aos 20 minutos de forno. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade durante 20 minutos e desenforme. Fure o bolo com um garfo de sobremesa ou com um palito de dentes para penetrar a cobertura. Faça a cobertura imediatamente.

Cobertura
Ponha o leite condensado e o chocolate numa panela média. Misture. Acrescente o leite aos poucos e por fim a margarina. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar levemente (14 minutos contados a partir do momento que puser no fogo). Verta a cobertura sobre o bolo e espalhe com uma colher de sopa. Puxe com a colher, várias vezes, a cobertura que caiu no prato, sobre as paredes laterais do bolo. Sirva morno ou frio.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas